“LABx é o programa de desenvolvimento de lideranças para jovens que querem transformar o Brasil”, resume Gabriel Vinholi, da equipe da Fundação Estudar.
Com inscrições abertas em mais de 40 cidades do Brasil, além de Austrália, o programa pode ser exatamente aquilo que você estava procurando, mas ainda nem sabe disso.
.
.
A história começa em 2012, quando a Fundação Estudar realizou um estudo junto a vários de seus bolsistas e fundadores para identificar o que estava por trás do sucesso dessas pessoas – líderes transformadores e talentosos em diversas áreas de atuação.
Dessa análise, surgiu uma lista de seis hábitos que a maioria tinha em comum: sonho grande, execução, protagonismo, conhecimento aplicado, legado e integridade. Eles serviram de matéria-prima para criar os programas de desenvolvimento de liderança promovidos pela Estudar – entre eles, o LABx.
“O LabX, junto com a rede que lá criei, me ajudou a organizar as ideias que eu tinha, juntamente com aquilo que eu sabia fazer, e tomar algumas decisões em direção ao meu sonho grande”, conta uma participante do programa em Cuiabá (MT).
Multiplicação de talentos
Composto por dois módulos, divididos em dois finais de semana, o LABx é organizado e facilitado pelos multiplicadores, jovens preparados pela Fundação Estudar especialmente para desempenhar essa função, promovendo reflexões e inspirando os participantes.
O programa apresenta um conteúdo aprofundado sobre sonho grande, execução e protagonismo. “A ideia é ajudar o jovem a identificar quais são seus verdadeiros sonhos e como relacioná-los com a carreira que querem seguir, ao mesmo tempo em que já começam a colocar a mão na massa para esses sonhos saírem do papel”, explica Gabriel Vinholi.
.
.
Grandes líderes
Cada edição do LABx conta com painéis de convidados inspiradores, que compartilham suas experiências com os participantes. Na edição de Blumenau, por exemplo, a organizadora Elaine Latocheski trouxe a consultora política Monique Serafim, finalista no Prêmio Jovens Inspiradores 2012 e que trabalha incentivando a transparência no cenário político brasileiro, e o cirurgião plástico Leonardo Aguiar, que trabalhou ao lado do Dr. Ivo Pitanguy e já teve suas inovações na Medicina reconhecidas pela Nasa, nos Estados Unidos.
“O LABx é um ambiente de muita inspiração, não só pelos exemplos de liderança que trazemos como também pelas histórias dos jovens participantes. O mais incrível é ver como essas histórias crescem durante os módulos”, conta Elaine.
“Quando comecei a enxergar as dificuldades como oportunidade, além de abrir portas, conquistei pessoas e possibilidades nesta trajetória”, conta um dos participantes em Blumenau.
Rede de transformação LabX
Um dos legados do LABx é a formação de uma rede local de transformadores. Criado com o mesmo espírito do Laboratório, programa de liderança da Fundação Estudar que ocorre principalmente nas capitais, o LABx quer mostrar que a transformação não está restritra apenas a esses grandes centros urbanos.
“Há tantos jovens com grande potencial e que no final das contas só precisam de um empurrão, alguém que acredite neles. Com o LABx, a Fundação Estudar faz isso: mostra que eles não estão sozinhos”, conclui Rodrigo Riccetto, responsável pela organização do programa em Itajubá (MG).
.
.