Notas do Enamed 2026: Como escolher em qual faculdade fazer o curso de medicina

Capa da matéria Notas do Enamed 2026: Como escolher em qual faculdade fazer o curso de medicina
Avatar do autor Felipe Giacomelli

Felipe Giacomelli

Publicado em 22 de janeiro de 2026 às 16:11h.

O curso de medicina é um sonho e um objetivo para muitos jovens. Afinal, estamos falando de uma área com o propósito de fazer a diferença na vida das pessoas, ao mesmo tempo que oferece retorno financeiro e salários competitivos. 

Com uma procura tão elevada pela área — a concorrência chegou a 90 candidatos por vaga na edição de 2025 do vestibular da Fuvest — houve uma expansão acelerada no número de cursos de medicina no ensino superior no Brasil nos últimos dez a 15 anos.

Esse aumento está diretamente ligado à necessidade de ampliar o acesso aos cuidados de saúde da população. De acordo com dados do Conselho Federal de Medicina, ao fim de 2024 a maioria dos estados brasileiros havia duplicado o número de médicos entre 2010 e 2024. Segundo a entidade, o Brasil contava com 3,07 médicos por mil habitantes, índice próximo ao observado nos países da OCDE — o clube dos países ricos —, com média de 3,7 profissionais por mil habitantes. Ainda assim, a distribuição desses médicos permanece desigual, com maior concentração nos estados do Sudeste e do Sul e escassez mais acentuada nas regiões Norte e Nordeste.

A divulgação do resultado das notas do Enamed, em janeiro de 2026, entretanto, ligou um alerta sobre a velocidade de expansão e a qualidade dos cursos de medicina. Segundo os dados do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Saúde, 107 faculdades de medicina possuem nível crítico e insuficiente de ensino, enquanto outras 80 escolas atingem apenas critérios minimamente aceitáveis. Confira o resultado completo no fim da matéria.

Leia também: 8 dicas para quem quer seguir carreira em Medicina

O que é o Enamed e a importância das suas notas

O Enamed (Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica) é uma avaliação criada pelo MEC para avaliar anualmente o desempenho dos estudantes concluintes de medicina e, de forma indireta, a qualidade dos cursos oferecidos pelas faculdades.

É uma prova de 100 questões de múltipla escolha que avalia conhecimentos nas áreas presentes nos cursos, como clínica médica, cirurgia, pediatria, ginecologia e obstetrícia, saúde coletiva, saúde mental e medicina da família.

Além disso, o Enamed permite o aproveitamento dos resultados em processos seletivos de residência médica, ampliando sua relevância para a trajetória profissional do estudante.

O que as notas da Enamed revelam sobre a qualidade dos cursos de medicina no Brasil

Os dados das notas do Enamed, divulgados pelo MEC, revelam um cenário preocupante para a formação médica no país:

  • 30% dos cursos de medicina receberam conceitos 1 ou 2, considerados insatisfatórios;

  • 107 de 351 cursos avaliados poderão enfrentar sanções;

  • Dos mais de 39 mil estudantes concluintes avaliados, 13,8 mil estão se formando em cursos abaixo da nota mínima aceitável

Além disso, entender a escala das notas do Enamed é essencial antes de escolher uma faculdade:

  • Conceito 1: 7,1% dos cursos – nível crítico

  • Conceito 2: 23,6% dos cursos – insuficiente

  • Conceito 3: 22,7% dos cursos – mínimo aceitável

  • Conceito 4: 33% dos cursos – bom desempenho

  • Conceito 5: 13,6% dos cursos – excelência

As faculdades com notas 1 e 2 estão sujeitas a medidas de supervisão e punições, que incluem:

  • Suspensão do vestibular para o curso de medicina

  • Redução do número de vagas no vestibular

  • Bloqueio do Fies e de outros programas federais

  • Proibição de ampliação do número de  vagas

Essas medidas são aplicadas pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), conforme o percentual de estudantes considerados proficientes em cada curso e são válidas por um ano, até a realização de novos exames.

Já organizações como o Conselho Federal de Medicina (CFM) sinalizaram que estudam como poderiam limitar a atuação de profissionais egressos de cursos com desempenho insatisfatório, por considerarem que pode haver prejuízo no cuidado com a saúde da população.

Além disso, tramita no Senado um projeto que prevê a criação do Exame Nacional de Proficiência em Medicina (Profimed), que pode condicionar a obtenção do CRM à aprovação em uma prova nacional, da mesma forma como acontece hoje com a aprovação na OAB e os cursos de direito.

Essas medidas, entretanto, ainda estão em fase de avaliação. Hoje a lei determina que todos os alunos formados nos cursos de medicina reconhecidos pelo MEC possam atuar no atendimento da população.

Especialistas apontam que o principal benefício do alerta trazido pelas notas do Enamed é a possibilidade de os cursos considerados insatisfatórios corrigir seus problemas. “O alerta (…) serve para melhorar as condições dos cursos, porque houve muito investimento feito pelos alunos e por suas famílias”, diz Eliana Amaral, vice-presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Estadual de Educação de São Paulo e professora de obstetrícia na Unicamp ao podcast Café da Manhã, da Folha de S.Paulo.

Como escolher qual curso de medicina fazer com as notas do Enamed

Sem dúvidas, o resultado das notas do Enamed é um parâmetro importante na hora que pais e alunos vão selecionar qual curso de medicina de qual instituição vão se matricular.

Entretanto, esse não deve ser o único parâmetro para realizar essa escolha. Outros pontos que podem ser avaliados são:

    • Estrutura física, incluindo laboratórios e hospital universitário próprio ou rede estruturada para os semestres de prática clínica.

    • Integração do curso com o sistema público de saúde local.

    • Perfil da instituição (se é mais voltada para pesquisa científica, para saúde pública etc.)

    • Qualidade dos preceptores durante o internato
    • Perfil dos alunos egressos e cases conhecidos de alumni

Confira as notas do Enamed de todas as faculdades de medicina do Brasil avaliadas

Está em dúvida sobre qual profissão seguir?

O curso Decisão de Carreira na Prática é para você que ainda não se decidiu sobre o seu futuro profissional ou busca se realocar no mercado de trabalho. No curso você encontrará diversos conteúdos feitos por grandes especialistas da área da educação para que você possa acelerar a sua carreira. Saiba mais!

Leia também

Faça parte da nossa comunidade de protagonistas