Steve Jobs não seria contratado por nenhuma empresa, diz recrutadora

Capa da matéria Steve Jobs não seria contratado por nenhuma empresa, diz recrutadora

Redação, do Na Prática

Publicado em 29 de setembro de 2015 às 21:00h.

O jovem que deseja construir uma carreira de sucesso precisa ter, além do diploma universitário, maturidade emocional para lidar com as exigências do trabalho, explica a executiva Irene Azevedo, diretora da empresa de recrutamento Lee Hecht Harrisson, em entrevista à Folha de São Paulo.

Para ela, os processos seletivos estão cada vez mais complexos e sofisticados, até mesmo para vagas de estágio. “O Steve Jobs não entraria nas organizações atuais porque nem faculdade ele tinha. Esse é o mundo onde vivemos, com exigências altas”, diz.

Características fortes Segundo Irene, o que vai diferenciar os candidatos em um processo seletivo não é a eficiência e nem mesmo as capacitações técnicas. “Ser proativo, capaz de se comunicar já se tornou o básico. São as características comportamentais que vão fazer a diferença”, explica. Faculdades de ponta, da mesma forma, não garantem a vaga. “Uma boa faculdade é um cartão de visitas. E o cartão de visitas, sozinho, não adianta”, comenta.

Hoje, as principais características que o mercado busca no jovem profissional são flexibilidade e adaptabilidade. “As organizações estão se transformando rapidamente, e os profissionais, de qualquer área, precisam ter a capacidade de se adaptar ao novo cenário”, completa Irene.

Por outro lado, a característica que Irene mais sente falta na nova geração é resiliência. “É preciso exercitar um pouco mais a capacidade de ser resiliente, de envergar mas não quebrar. É importante ser mais persistente nas suas ideias e, principalmente, não se abater quando ouvir um ‘não’. O ‘não’ é só uma resposta, não é o fim do mundo”, diz a recrutadora. A entrevista completa pode ser lida no site da Folha de São Paulo.

A seguir, veja as dicas de Sofia Esteves, fundadora da Cia de Talentos, sobre como se destacar em processos seletivos:

Leia também

Faça parte da nossa comunidade de protagonistas