Redação, do Na Prática
Publicado em 6 de abril de 2021 às 14:00h.
Aqui no Na Prática frequentemente falamos sobre a importância da leitura. Mas você está sem inspiração do que ler? O site Fast Company perguntou para 10 CEOs quais foram os livros que mais impactaram suas vidas e carreiras, quais livros sempre recomendam para os outros. O resultado foi uma lista bem diversa, confira!
“Este é o melhor livro que li sobre liderança, ponto. Houve crítica de como os estilos de gerenciamento ‘sincero’ podem ser uma desculpa para inteligência emocional fraca e feedbacks excessivamente críticos, mas Scott lida com isso com facilidade… Em um ambiente de startups que se move rapidamente, as equipes precisam contar umas com a outras para ter um fluxo consistente de feedback sincero para obterem o melhor desempenho.”
“Adoro este livro, porque ele se foca no design centrado no usuário para pessoas acima de 50 anos, uma demografia que normalmente é mal atendida no que diz respeito ao design inovador – e uma para a qual estamos entusiasmados em construir tecnologia. Vemos diferenças significativas nos padrões de usabilidade para nosso cliente de 60 anos em comparação com um de 20 anos, e pesquisa de usuários garante que encontramos nossos clientes onde eles estão. ”
“Situado na época das Olimpíadas de 1936 na Alemanha nazista, esse romance causou uma impressão duradoura em mim. Ele ensina a importância de coragem, perseverança e trabalho duro, trabalho em equipe e de colocar o grupo a frente de si mesmo. É uma história incrível de triunfo contra todas as probabilidades e uma ótima leitura. Naturalmente, foi recomendado pelo meu treinador de remo.”
“Mais do que qualquer outro livro, este livro desafiou minha maneira de pensar e como tomo decisões. As lições do livro podem ajudar os CEOs a entender a melhor maneira de comercializar para os clientes, se comunicar de maneira mais eficaz com suas equipes e angariar fundos dos investidores. Para minha geração, muita ênfase foi colocada no QI, mas o fio mais comum que observei nos CEOs de sucesso em que trabalhei são altos níveis de inteligência emocional. ”
“Este é o único livro de negócios a que volto [a ler] com frequência, pois nossa empresa cresceu rapidamente nos últimos três anos. Não é um livro de liderança típico, cheio de hipérbole, mas um guia prático para líderes abordarem a emoção de liderar uma equipe… É uma leitura obrigatória para todos os líderes da nossa equipe.”
“Eu costumo ficar nos clássicos empresariais. ‘Oceano Azul’ obriga você a se concentrar em como criar quota de mercado em vez de obter quota de mercado, a fim de construir um negócio de sucesso a longo prazo.”
“Startups têm tantos altos e baixos, e é fácil vincular meu próprio senso de valor ao da empresa e ficar muito apegado aos resultados. Este livro me ajuda a manter distinções saudáveis e me lembra de aproveitar a jornada.”
“Gosto de livros de história desde criança. Imagine que você conhece seu ídolo profissional, que o dispensa como um ‘macaco’, porque você é pouco instruído e ainda mais mal vestido. Dez anos depois, você é presidente dos Estados Unidos e faz desse ídolo profissional seu secretário de guerra durante a Guerra Civil, porque sabe que ele é a melhor pessoa para o cargo. Esse é um dos muitos casos que refletem a clareza de propósito de Lincoln. Ele colocou consistentemente o que estava tentando realizar acima do seu próprio ego.”
“J.K. Rowling criou um mundo incrível que eu gosto muito de revisitar quando preciso de uma pausa mental no trabalho ”, diz ela. “Além disso, Dumbledore dá ótimos conselhos, e eu me inspiro no ativismo de Hermione pelos direitos dos elfos domésticos.”
“Ser empreendedor e imigrante pode, muitas vezes, ser uma jornada solitária e, durante esses tempos, me vi voltando a um certo conjunto de livros, procurando inspiração e restaurando a fé em minhas próprias habilidades. [‘O último sopro de vida’] me lembra que minha vida é muito maior do que parece, em termos de trabalho e sonhos, mas também em termos das pessoas que me cercam.”