Nascida em Lavras, no interior de Minas Gerais, Emanuelle Spaggiari jamais imaginou que sua carreira a levaria a trabalhar com sorvetes, quanto mais em uma das maiores empresas do país. Graduada em Turismo, com formigas nos pés e sem medo de se arriscar em novas experiências, sua trajetória envolveu diversas mudanças de cidade e atuação em diferentes setores.
Seu primeiro emprego foi em uma empresa paulista de eventos que possuía sede em Lavras. Responsável por toda a operação de um evento específico da área de tecnologia, tinha contato próximo com os patrocinadores, que eram, entre outros, Microsoft e IBM e outra empresa de menor porte com sede em Brasília – que será importante para o desenrolar da história.
Um ano depois de formada, mudou-se para Angra dos Reis, onde foi trabalhar em um resort, também no setor de eventos. Logo promovida a coordenadora comercial na unidade, organizava a recepção de grupos empresariais, negociava pacotes e gerenciava toda a operação do espaço – de alocação de quartos a logística de palestras e conferências.
Carreira Itinerante
Mais uma mudança de cidade a levou a mais um shift na carreira: em Santo André, assumiu o cargo de coordenadora de eventos sociais em um espaço de festas. “Na época, eu sentia que estava dando passos para trás pois não era essa a área em que queria atuar, mas hoje eu vejo que foi uma experiência importante para mim”, ela reflete. Seis meses depois, não hesitou em mudar-se novamente, desta vez para Brasília.
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Finalizado o projeto, mais uma mudança de emprego: a empresa de TI novamente entrou em contato e a convidou para uma vaga de Coordenadora de Marketing. Ela aceitou, mesmo sem muita experiência anterior na função. “Isso só foi possível porque se tratava de uma empresa de porte médio – eu coordenava um time e precisei mais de habilidades de liderança que de conhecimento técnico”. Depois de dois anos nesta função, a formiga voltou a mexer no seu pé, e ela quis retornar para o sudeste. Não precisou, porém, mudar de emprego – o escritório de São Paulo estava com vagas abertas, e ela assumiu a Coordenação de Canais e Parcerias, sendo responsável, majoritariamente, pelo relacionamento com os revendedores do software produzido pela empresa.
Um não na primeira entrevista levou a um sim na segunda
Já em São Paulo, realizou um MBA em Gestão Estratégica de Negócios na USP – segundo ela, fundamental para o seu crescimento profissional em uma área que não era a sua de formação. Foi durante o Carreira, programa de decisão de carreira da Fundação Estudar, que ela conheceu seu atual líder na Unilever. Ao saber de uma vaga aberta na equipe da Kibon, escreveu-lhe solicitando o contato da consultoria de RH; ele, atraído pelo seu currículo, no mínimo, diverso, convidou-a para uma entrevista. “Conversamos por duas horas e meia, e eu não passei”, ela ri.
Sua impressão, porém, ficou guardada: nove meses depois, surgiu a oportunidade de expandir a marca Ben&Jerrys no Brasil, e ela foi convidada para uma nova entrevista – desta vez, com resultados positivos. Hoje, Emanuelle é responsável por aplicar, na ponta, a estratégia vinda do marketing – faz treinamentos com vendedores e ajuda em toda a estrutura de vendas. “É uma marca totalmente conceitual e com propósitos novos para a equipe toda de icecream. Por isso, eu tenho autonomia em influenciar a mudança de vários processos existentes em diversas áreas e caminhar com facilidade entre estas áreas”, explica ela. De turismo, eventos, tecnologia para, por fim, chegar em sorvetes, parece que a formiga do pé de Emanuelle finalmente encontrou seu lugar.