As melhores universidades do Rio Grande do Sul

Foto mostra prédio da UFRGS, com um letreiro da universidade

O Rio Grande do Sul é um dos estados brasileiros com maior tradição e qualidade no ensino superior, contando com instituições públicas e privadas que se destacam nacional e internacionalmente.

Esse cenário oferece aos estudantes variadas opções de cursos e carreiras, com infraestrutura, pesquisa e corpo docente reconhecidos pela excelência.

Com universidades que aparecem entre as melhores do Brasil e do mundo, o estado estimula a formação acadêmica de alto nível e contribui para o desenvolvimento científico e tecnológico da região.

Conheça as melhores universidades do Rio Grande do Sul

Selecionamos cinco das principais universidades do estado para ajudar quem pretende estudar no Rio Grande do Sul a conhecer suas opções. Cada uma delas oferecem diferentes cursos, ambientes acadêmicos e oportunidades para os estudantes que buscam uma formação sólida e reconhecida.

UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul

A UFRGS está entre as melhores universidades da América Latina. Ela aparece em 3º lugar no Ranking Universitário da Folha de 2024 e em 8º no QS World University Ranking 2025 no âmbito nacional, com tradição em pesquisa e inovação.

A instituição abriga centros de referência como o Parque Tecnológico Zenit, que promove a integração entre universidade e empresas, e desenvolve pesquisas de ponta em áreas como biotecnologia, energias renováveis e inteligência artificial. Além disso, seu Hospital de Clínicas da universidade é um polo de pesquisa clínica reconhecido nacionalmente.

Com base nas notas do Enade de 2023, a UFRS aparece com nota máxima (5) no Índice Geral de Cursos do Ministério da Educação.

Foto mostra jovens em círculo em uma sala de aula da Universidade do Rio Grande do Sul
Formação do Na Prática na UFRGS, em 2025

A UFRGS nasceu da reunião de várias escolas superiores independentes de Porto Alegre, com algumas unidades criadas entre o final do século XIX e início do século XX, mas só foi reconhecida oficialmente como uma universidade em 1934. Em 2024, ela reunia 26 mil estudantes de graduação e mais de 12 mil na pós-graduação.

Leia mais: Conheça as melhores universidades do Rio de Janeiro

UFSM – Universidade Federal de Santa Maria

Com campi em Santa Maria, Frederico Westphalen, Palmeira das Missões e Santa Maria, a UFSM é conhecida por sua produção científica consistente, especialmente nas áreas de agronomia, engenharia agrícola e ciências da saúde, além da modalidade remota no curso de Pedagogia.

A universidade mantém o renomado Colégio Politécnico, e desenvolve pesquisas aplicadas em agricultura de precisão, energias alternativas e inovação educacional, contribuindo diretamente para o desenvolvimento regional.

Nos Rankings Universitários, está em 13º na Folha e 20º na seção nacional do QS World. Já no índice de cursos do MEC, a UFSM aparece também com nota máxima (5).

Uma curiosidade interessante é que a UFSM é um importante polo regional, responsável pelo desenvolvimento econômico, social e cultural do Rio Grande do Sul, além de atrair alunos estrangeiros de países vizinhos, como Argentina e Uruguai. Seu Hospital Universitário é referência para mais de 1,3 milhão de pessoas na região central do estado.

PUCRS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

A PUCRS é referência em ensino e pesquisa no setor privado. O destaque vai para o seu Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc), um dos mais importantes hubs de inovação do Brasil.

A instituição investe fortemente em áreas como neurociência, saúde, tecnologia da informação e empreendedorismo. A universidade tem uma estrutura de laboratórios avançados e parcerias internacionais que fortalecem a integração entre pesquisa acadêmica e demandas do mercado.

No Ranking da Folha 2024, a PUC-RS está na  22ª posição (e obteve nota máxima no Índice Geral de Cursos do MEC).

Saiba também: Conheça as melhores universidades de Minas Gerais

UFPel – Universidade Federal de Pelotas

A UFPel se destaca em áreas como ciências agrárias, saúde e artes. A universidade presenta um dos mais tradicionais e antigos institutos de música, o Conservatório de Música da UFPel, referência histórica, fundado em 1918.

A universidade mantém o Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec) e atua com destaque em pesquisas voltadas à segurança alimentar, preservação ambiental e patrimônio cultural.

O seu Centro de Inovação em Sistemas Agroalimentares Sustentáveis (CISAS) se destaca com graduações nas áreas de biotecnologia, ciência da computação, engenharia da computação, engenharia de materiais e engenharia hídrica.

No Ranking Folha, a UFPel está na posição 33°, e em 16º no QS World University Ranking 2025. Já no índice do MEC, obteve 4 (de um total de 5).

Unisinos – Universidade do Vale do Rio dos Sinos

A Unisinos, apesar de ser uma universidade privada, tem forte vocação para pesquisa e inovação. Com campus principal em São Leopoldo, investe em projetos voltados à indústria 4.0, tecnologia da informação e sustentabilidade.

Na área de sustentabilidade, por exemplo, recebeu a nomeação de vice-presidência na Pesquisa do Hub da ONU para o ODS 11 (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável), voltado a cidades e comunidades sustentáveis.

O seu Parque Tecnológico (Tecnosinos) é um dos mais avançados do país, abrigando startups e centros de pesquisa que trabalham em soluções para a economia digital, energias limpas e mobilidade urbana. A Unisinos não é mencionada no Ranking QS, mas ficou em uma boa posição no Ranking da Folha (34º lugar) e obteve 4 de 5 na avaliação de cursos do MEC.

Algumas curiosidades sobre a Unisinos:

  • É uma instituição de inspiração jesuíta, fundada em 1969 pelos religiosos da ordem.

  • A universidade tem modalidades de ensino presencial, semipresencial e a distância, incluindo uma plataforma digital moderna.

  • A Unisinos recebeu o Selo Instituição Comprometida com a Empregabilidade 2025, concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo:

MAIS DO AUTOR

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!