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“Empreender é muito mais fácil depois que você conhece um nicho de atuação”, diz fundador da GoWork

Fernando Bottura, fundador da GoWork dá lições de empreendedorismo

“Não tive muito tempo de imaginar como era empreender”, conta Fernando Bottura, fundador e CEO da rede de escritórios compartilhados GoWork.

Sua experiência inicial com a atividade veio na época da faculdade: ele largou o curso de Engenharia Produção para montar um e-commerce. Na época, junto com um sócio, lançou um software de envio de e-mails em massa. “Fomos um dos primeiros spammers do Brasil”, brinca.

Depois de vender o empreendimento para o sócio, resolveu se aventurar no mundo corporativo, mais especificamente no mercado de móveis para escritórios.

Bottura teve contato com o setor de coworking em uma viagem a trabalho para Miami. “Aquilo brilhou meus olhos”, lembra, “cheguei à conclusão de que aquele era o negócio do futuro que ia revolucionar o ramo“.

O impacto em si foi tão grande que, um mês e meio após ter voltado ao Brasil, ele já havia montado sua primeira unidade de coworking, sob o nome da rede Clubwork.

“Em 2013, o mercado começou a mudar – a ser algo procurado por grandes empresas. Mudamos o modelo de negócios criando a GoWork.”

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As principais lições de empreendedorismo do fundador da GoWork

“Achamos que empreender é ganhar dinheiro rápido, que não vai dar muito trabalho”, afirma o CEO. “Empreender é um sacrifício, é ralar, desafio todo dia.”

Para o fundador da GoWork, uma das principais lições de empreendedorismo foi entender o quanto importa estar por dentro do ramo em que se quer abrir um negócio.

“Empreender é muito mais fácil depois que você conhece um nicho de atuação”, destaca. “O perfil que conhece profundamente uma área de atuação entende as dores, necessidades, onde pode se diferenciar, [esses] são os empreendedores que têm grande chance de dar certo.”

Segundo ele, isso significa mergulhar em uma função em uma área ou desenvolver uma visão mais estratégica e macro do ramo em que o profissional está inserido.

“Não seja um funcionário convencional, que está olhando só para o seu trabalho, olhe para o seu mercado.”

Leia também: 13 cursos para quem quer empreender

 

 

 

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