Uma parceria do BrazilLAB com a Iguá Saneamentos rendeu uma oportunidade para startups que se propõem a resolver um dos desafios apresentados. As soluções buscadas são para cinco grande problemas do setor de saneamento. Pessoas físicas ou jurídicas podem se inscrever no programa Iguá Lab até o dia 15 de junho, pelo hotsite.
Presente em 18 cidades do país, a Iguá atua no gerenciamento e operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário. O BrazilLAB, por sua vez, é um hub que acelera ideias e conecta empreendedores com o Poder Público.
Leia mais: 5 startups que prometem melhorar os serviços públicos
Para participar, é necessário inscrever a empresa ou projeto online. Desde essa etapa, que vai até o prazo limite de 15 de junho, o participante indica o desafio escolhido e a solução proposta. Até o dia 9 de julho, a equipe Iguá Lab anuncia os selecionados de acordo com os critérios que constam no regulamento – confira o documento na íntegra, aqui.
A terceira fase, no dia 17 de julho, consiste em uma apresentação presencial dos projetos escolhidos em São Paulo; o “Iguá Lab Pitch”. Por fim, os vencedores serão anunciados até o dia 23 de julho.
Quais as vantagens do Iguá Lab?
De acordo com a avaliação da Iguá, os projetos vencedores podem ter contrato de um ano com a empresa. Os empreendedores ganhadores também participam de mentoria e aceleração com executivos da companhia.
Além disso, as startups finalistas têm oportunidade de se apresentar para banca de investidores – o que pode proporcionar investimentos da Iguá, de sua controladora ou stakeholders.
Desafios de saneamento
Os cinco desafios são os seguintes:
1. Fintech (empresas que trazem tecnologia ao setor financeiro): “Como podemos reduzir a inadimplência e o risco de corte pela falta de pagamento?”
2. Comunicação: “Como podemos melhorar a comunicação e o relacionamento com os clientes para valorização do nosso negócio?”
3. Treinamento: “Como podemos disseminar treinamentos aos colaboradores e engajá-los?”
4. Tecnologia: “Como podemos levar mais eficiência à infraestrutura de saneamento?”
5. Perdas: “Como podemos combater as perdas de água nos sistemas de distribuição?”