
No ano passado, pesquisa global da consultoria de recursos humanos Harvey Nash apontou que apenas 7% dos cargos de liderança no setor de tecnologia eram ocupados por mulheres. A segunda constatação é ainda pior: esse número está diminuindo.
Se, por um lado, mulheres no topo da carreira como Sheryl Sandberg, COO do Facebook, e Ginni Rometty, CEO da IBM, entre outras, sinalizem que uma mudança nesse cenário é possível e bem-vinda, também é verdade que ainda há muito a ser feito para se atingir um ambiente mais paritário.
Na semana do Dia Internacional da Mulher (8 de março), empresas como Google, Twitter e Microsoft, promovem no Brasil eventos voltados para mulheres e que visam reverter esses números, atraindo mais mulheres para o mercado de tecnologia e promovendo reflexões sobre as barreiras que impedem que elas ascendam às posições de liderança. Veja o que está programado:
Leia também: O que foi falado sobre liderança feminina do Fórum Econômico Mundial?
Google, 14 de março, em São Paulo
A gigante da tecnologia promoverá um encontro para mulheres do setor, com a temática “conectar, criar, celebrar” e o objetivo de trocar experiências e recursos. O evento faz parte do programa global Women Techmakers, que visa aumentar os debates sobre mulheres líderes e inovadoras em tecnologia e inspirar outras a entrarem nesse campo. O evento contará com labortaório de programação e palestras sobre iniciativas da empresa para incentivar uma participação maior do sexo feminino na indústria como um todo. O evento será realizado no escritório do Google em São Paulo (Avenida Brigadeiro Faria Lima, 3477, Itaim Bibi) e é possível increver-se por aqui.
Microsoft, 11 de março, em São Paulo
Já o evento promovido pela Microsoft parte da pergunta: “Como a tecnologia pode ajudar as empreendedoras?”, e também acontecerá na sede da empresa (Avenida das Nações Unidas, 12.495, Brooklin Novo). A proposta é ensinar possíveis utilizações da tecnologia para melhorar produtividade e comunicação. Segundo os organizadores do evento, não é preciso ter nenhuma experiência prévia com tecnologia ou programação.
Vale lembrar que, ano passado, o CEO Satya Nadella envolveu a empresa em uma polêmica sobre paridade salarial entre homens e mulheres, ao sugerir que as mulheres não deveriam pedir aumento de pagamento. Ele desculpou-se logo após a gafe, e lembrou que na Microsoft cerca de um terço dos 10.000 funcionários são mulheres. O evento faz parte da Semana da Mulher na Tecnologia, e as incrições devem ser realizadas aqui.
Leia também: O dia a dia de uma jovem CEO em uma startup de tecnologia
Twitter, 12 de março, em São Paulo
A rede social promoverá um Hackday (dia de imersão em programação) para meninas entre 10 e 18 anos da região de Paraisópolis, um dos bairros mais pobres de São Paulo e com uma população de 100.000 habitantes. As participantes vão trabalhar em grupos e passar por todo processo de criação de um aplicativo, desde a ideação até a sua prototipação. No fim da atividade, que dura o dia inteiro, a ideia é que todas as meninas saiam com um projeto concluído, conhecimento adquirido e a confiança de que tecnologia pode mudar o mundo. O evento ocorrerá no recém-inaugurado escritório do Twitter em São Paulo, no Itaim Bibi. As inscrições estão abertas tanto para mentoras, como para participantes (nesse casso, voltado às meninas de Paraisópolis).
O evento promovido pelo Twitter também faz parte da Semana da Mulher na Tecnologia, que ainda possui muitas outras atividades além das mencionadas nessa matéria. Vale conferir!
O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: