Ainda que a tecnologia tenha trazido muitas oportunidades de inovação, abrir um negócio é uma empreitada difícil. E, por vezes, cara. São gastos burocráticos, de pessoal, de estrutura… A lista não para. A boa notícia é que o mesmo avanço tecnológico trouxe ferramentas gratuitas que ajudam a diminuir os custos de colocar para funcionar um empreendimento.
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O Na Prática selecionou os melhores programas de uma lista compilada pelo site especializado Fit Small Business. Escolhidos por profissionais que fundaram ou trabalham em startups, eles vão acelerar e facilitar os processos envolvidos em abrir e gerir seu próprio negócio.
Apesar de a maioria possuir versões pagas, as gratuitas oferecem bastantes funcionalidades. Conheça 25 ferramentas gratuitas para pequenos negócios!
Ferramentas gratuitas para pequenos negócios
1. CRM: Hubspot
Totalmente gratuita, a ferramenta de CRM do Hubspot gerencia e organiza clientes. Oferece diversas funcionalidades, como criar modelos e medir desempenho de e-mais, fazer chamadas e agendar reuniões.
2. Criação de logo e branding: Logaster
O Logaster é uma plataforma online que permite a criação de logos profissionais e a fazer branding de produtos e serviços. Com ele, é possível criar logotipos, cartão de visita, papel timbrado, favicon, imagens de mídia social e outros designs em poucos minutos.
3. Anotações: Evernote
Bem conhecido mundialmente, o Evernote é um aplicativo que permite organizar e arquivar notas em texto, imagens e vídeos na nuvem.
4. Contabilidade: Wave
Para facilitar a contabilidade da sua companhia, o Wave é uma pedida, porque permite fazer faturamento, controlar despesas e a receita em um aplicativo de celular ou no computador.
5. Atendimento ao cliente: Helprace
Helprace é um software de atendimento ao cliente que inclui um help desk de tickets, bases de conhecimento e um fórum para coletar feedback.
6. Avaliações de consumidores: Trustpilot
Na versão grátis, o Trustpilot envia 50 convites para as empresas coletarem avaliações dos consumidores, além de mostrá-la todas em uma página. Quanto mais comentários você tiver, maior será sua classificação.
7. Crescimento do site: Sumo
Sumo é uma plataforma que compila ferramentas que automatizam o crescimento do site.
8. Automatizar tarefas corriqueiras: IFTT
O IFTTT automatiza suas funções e ações em sites e aplicativos, simplificando suas tarefas e trabalhando para você através de “receitas”. Por exemplo, é possível usar o IFTTT para enviar emails automaticamente aos seus leitores quando comentarem em seu blog WordPress.
9. Gerenciamento de conteúdo: WordPress
Com o WordPress, você pode facilmente configurar um site ou um blog de forma gratuita. Ainda existem milhares de plugins (também gratuitos) que aprimoram sua funcionalidade.
10. Software de SEO: SEOProfiler
O SEOProfiler tem funcionalidades como análise de links, oportunidades de palavras-chave e rankings, cruciais para que seu site seja encontrado nas buscas.
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11. Design gráfico: Canva
Voltado para design gráfico, o Canva é um site que ajuda até quem não tem habilidades nesse campo a criar peças incríveis.
12. Software de suporte ao cliente: Freshdesk
Freshdesk é um software de suporte ao cliente (help desk) que ajuda a organizar tíquetes de solicitação de suporte e comunicação com os clientes. Ele é útil para empresas que possuem um produto ou serviço com o qual os clientes podem precisar de assistência.
13. Gerenciar redes sociais: Buffer
Gerenciar as redes sociais da sua empresa pode se mostrar uma tarefa complexa, principalmente quando se está no começo. Por isso, a plataforma Buffer tem a proposta de gerenciar e a programar posts. É possível criar campanhas, cronograma e acompanhar análises de redes como Twitter, Facebook, Instagram e Pinterest.
14. Monitoramento de termos nas redes sociais: Icerocket
O Icerocket é uma ferramenta que pesquisa e monitora termos em redes sociais. É totalmente gratuito e não exige cadastro.
15. Comunicação: Slack
O Slack é um software que permite comunicação integrada por texto, voz ou vídeo, além do envio de documentos.
16. Análise dos mecanismos de busca: Google Trends
Você pode usar o Google Trends para ver exatamente quais termos as pessoas estão pesquisando no Google e compará-los com diferentes palavras-chave. Assim, entende melhor seu público-alvo e o que estão procurando online.
17. Automação: Zapier
O Zapier automatiza pequenas tarefas, como compartilhar postagens e atualizar o CRM. A versão grátis tem limitações, mas ainda sim salva tempo.
18. Localizador de endereço de e-mail: Hunter
Hunter é um software que encontra e-mails dos sites que você precisar. Pode ser instalado como plugin no Chrome – a versão grátis permite 150 buscas por mês.
19. Gravação de tela: HYFY
O HYFY permite gravar a tela e voz ao mesmo tempo. Além disso, se integra com outros softwares e facilita o tipo de comunicação que se beneficia com imagens, como tutoriais.
20. Ponto de vendas: Square
Atuando como um POS (ponto de vendas ou de serviço) ideal para pequenas empresas, o Square tem funcionalidades como loja online, ferramentas de gestão de negócios e inventário, entre outras
21. Pesquisa: Survey Monkey
Survey Monkey permite a criação de pesquisas gratuitas que podem servir para você conseguir feedback para seu negócio.
22. Criador de formulários: JotForm
Com boas funcionalidades mesmo na versão gratuita, o JotForm permite a criação de formulários usando o sistema de “arrastar e soltar”. Além de ser intuitivo, a plataforma oferece centenas de templates, temas e plugins que podem ser usados no arquivo criado.
23. E-mail marketing: MailChimp
A versão gratuita da ferramenta de gerenciamento de e-mail MailChimp permite que o usuário envie até 12 mil e-mails por mês.
24. Edição de imagens: GIMP
GIMP é um programa de edição de imagens que compete com o Photoshop, da Adobe. Aliás, ele se conecta com alguns plugins do Photoshop também.
25. Criação de modelos: Heflo
Completamente baseado em armazenamento em nuvem, o Heflo é um software para criar diagramas. Além disso, ele permite que o usuário crie uma documentação e compartilhe o trabalho.