Um estudo da Robert Half, empresa de recrutamento especializado fundada em 1948, mostrou que o tempo de duração das etapas de um processo seletivo é um dos principais fatores de incômodo dos candidatos. E, por vezes, um fato decisivo: 84% dos respondentes já acabou aceitando sua segunda opção porque o empregador de sua preferência demorou muito para responder.

Quer se sair bem em processos seletivos concorridos? Inscreva-se na mentoria gratuita e exclusiva para grupos minorizados da Fundação Estudar

A maioria dos candidatos (65%) considera que o recrutamento deve durar entre uma e duas semanas, segundo a pesquisa. Parte dessa demora vem do fato de que muitas companhias escolhem realizar recrutamentos com diversas fases, como testes, entrevistas e dinâmica.

Etapas de um processo seletivo: qual a finalidade de cada uma delas?

Além disso, uma das principais frustrações dos candidatos, também apontadas pela Robert Half, é a falta de comunicação sobre essas fases. Entenda por que cada uma dessas etapas existe ou: o que o recrutador busca saber com elas.

Envio de currículo

O currículo é o documento mais pedido na hora de procurar um emprego. O motivo é simples: em pouco espaço, condensa as informações básicas sobre o background do candidato. No início das seleções, ajuda o recrutador (automatizadamente ou não) a excluir grande número de candidatos de uma vez.

Testes

A quantidade e o teor dos testes variam de acordo com o que é fundamental para a empresa ou para a vaga a ser preenchida. O de fit cultural, por exemplo, garante que o profissional tem valores alinhados com os da cultura da companhia.

Fundação Estudar promoverá evento para conectar jovens talentos e empresas

Essa que costuma ser a primeira das etapas de um processo seletivo também tem uma função essencial para os recrutadores – principalmente, quando há muitas candidaturas para a oportunidade: de eliminar vários profissionais de uma vez, afunilando a seleção.

Como eles variam de um recrutamento a outro, vale a pena pesquisar especificamente sobre o teste que você vai prestar. Aqui no Na Prática você encontra conteúdo sobre o de lógica e de inglês.

Entrevista

Na entrevista, o recrutador consegue analisar uma série de fatores importantes. Entre sua linguagem corporal, forma de falar e conteúdo que traz, ele percebe aspectos como:

  • Grau de autoconhecimento (e capacidade de autorreflexão)
  • Valorização das conquistas
  • Curiosidade intelectual
  • Nível de resiliência
  • Inteligência emocional

Resolução de case

Presente em alguns processos seletivos específicos, por exemplo os das consultorias estratégicas, e protagonista de iniciativas como concursos, está a etapa de resolução de cases. Aqui, a proposta é que o participante decifre problemas reais de instituições também reais.

Conheça 42 sites para você encontrar trabalho remoto

Muito a ver com o tipo de setor em que essa etapa costuma aparecer, a ideia é que os recrutadores analisem a capacidade de análise lógica, de quebra e de resolução de problemas.

Dinâmica de grupo

Por fim, como o nome evidencia, a dinâmica de grupo mostra para os avaliadores habilidades interpessoais e de trabalhar em equipe – o que, para muitas companhias e funções, é um fator muito importante. Além disso, oferece mais insights sobre o comportamento do candidato e seu fit cultural.

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: