Conseguir uma vaga de estágio ou emprego pode ser um processo demorado, cheio de etapas e incertezas. Mas e se fosse possível acelerar esse movimento e concentrar até 13 processos de recrutamento com empresas de alto nível em apenas um dia? Essa é a proposta da Conferência Na Prática: Gestão e Inovação, evento do Na Prática que conecta jovens talentos a organizações que buscam protagonistas para seus times.
Com uma curadoria rigorosa de empresas participantes e uma seleção atenta de candidatos, a Conferência se tornou referência em acelerar o ingresso de universitários e recém-formados no mercado. A combinação de painéis com líderes, mentorias e entrevistas de emprego reais, no mesmo espaço, transforma um único dia em uma oportunidade de virar a chave na carreira (e até mesmo de sair do evento com uma proposta).
Como entrar em 13 processos seletivos em um único dia?
A estrutura da Conferência Na Prática é pensada para multiplicar as oportunidades de contato direto entre jovens e empresas. Segundo Lorena Stephanie, responsável pela curadoria do evento, o segredo está em três frentes principais: os painéis de conteúdo, as mesas de relacionamento e a apresentação do pitch.
Os painéis reúnem líderes do mercado para discutir tendências e trajetórias possíveis nas áreas de gestão, inovação e estratégia. Já as mesas e o pitch são voltados à conexão direta com recrutadores — e é aí que está a chance de participar de até 13 processos seletivos em um só dia.
“Esse processo pode ser tanto para essas mesas de relacionamento quanto para o pitch”, explica Lorena. No momento do pitch, por exemplo, o candidato se apresenta para até 14 empresas simultaneamente. “A empresa já tem o currículo dele, já tem o perfil dele, já tem o quanto de match cultural essa pessoa tem com a empresa”, ressalta.
Essas sessões são exclusivas para os 15% de participantes selecionados para o formato, mas todos os inscritos têm acesso às mesas de relacionamento. Essas mesas reúnem representantes de 13 empresas: a Cielo, Enext Consulting, Nubank, Serasa Experian, Shopee, Stone, Suzano S.A, Zamp (Burger King, Popeyes, Starbucks, Subway), Boston Consulting Group (BCG), Eneva, Ensina Brasil, Inspira Rede de Educadores e Lojas Renner S.A. Além disso, há salas reservadas para entrevistas presenciais, que podem acontecer ao longo do evento — e que, em muitos casos, resultam em contratações imediatas.
Leia também: Para quem é a Conferência Na Prática Gestão & Inovação?
Casos reais: como a Conferência mudou trajetórias profissionais
Muitos dos que hoje ocupam posições de destaque no mercado começaram sua jornada profissional na Conferência Na Prática. Um dos exemplos é Felipe Fonseca, Head de Privacidade na Stone, que participou da edição de 2018. “Essa conferência foi um divisor de águas na minha vida!”, afirma. Felipe, que veio de Belém do Pará, gravou um vídeo simples para a inscrição e foi selecionado para o pitch. Saiu da conferência com conexões valiosas e, pouco tempo depois, foi contratado. “A conferência foi um dia de virada. Fiz um networking de qualidade e a partir disso minha vida mudou. Hoje moro em São Paulo, tenho casa, carro, uma vida estabilizada… Tudo começou ali”.
Outro caso é o de Célio Belém, hoje Diretor Jurídico da Ambev. Ele participou da conferência jurídica em 2015 e foi contratado logo depois do evento. “Sou de Fortaleza e lá fui contratado pela Ambev. Comecei por lá, depois fui para São Paulo e hoje estou há mais de sete anos na companhia”, conta. Para ele, a conferência representa uma aposta de longo prazo: “Ela não só transforma a vida dos participantes, como também gera valor para as empresas que investem nesse projeto”.
Saiba também: Ela participou da Conferência Na Prática há 10 anos – e hoje trabalha aqui!
Dicas para se destacar no evento
Para aproveitar ao máximo as oportunidades do evento, é importante se preparar com estratégia. Lorena compartilhou três recomendações valiosas que aumentam significativamente as chances de um bom desempenho durante a conferência.
A primeira dica é pesquisar com antecedência sobre as empresas participantes. O evento oferece uma trilha de preparação com materiais informativos sobre as organizações, mas é fundamental que o candidato também busque entender o segmento e os desafios de cada uma.
A segunda dica é fazer perguntas relevantes e aprofundadas durante as conversas com os recrutadores.
“Melhor fazer uma pergunta do tipo: qual é o principal desafio que vocês estão enfrentando agora com a aquisição dessa nova empresa, do que quais são os valores da empresa — porque isso está no site institucional”, ressalta Lorena.
O terceiro conselho: criar conexões. Conversar com outros participantes, se apresentar aos recrutadores e se mostrar disponível para interações, inclusive trocando redes sociais. “É importante que esse participante também dê as caras, que ele vá lá, se apresente e consiga construir esses relacionamentos durante o evento”, destaca Lorena.
Lorena tem lugar de fala — afinal, ela mesma participou de uma Conferência Na Prática em 2015, e acredita que o evento moldou profundamente seus rumos de carreira. Uma década depois, ela ainda guarda a pasta com o resultado do teste de estilo de trabalho. “Foi um grande impacto na minha trajetória” conta ela, que na época era estagiária na AIESESC de Fortaleza.