Charles Duhigg é um jornalista e autor americano premiado com o Pulitzer e três livros best-sellers com temas envolvendo produtividade, bem-estar, comportamento e análise econômica. O seu mais famoso título é O Poder do Hábito: Por que Fazemos o que Fazemos na Vida e nos Negócios, que permaneceu nas listas de mais vendidos por mais de três anos. O seu estilo combina uma abordagem jornalística com pesquisa científica e uma escrita criativa que conquista estudantes, profissionais e estudiosos de diversas áreas.
Sua mais recente obra, Supercomunicadores: Como Desbloquear a Linguagem Secreta da Comunicação, publicada em 2024, também alcançou o status de best-seller, ficando nas listas por mais de 40 semanas. Além de O Poder do Hábito e Supercomunicadores, Duhigg também escreveu Mais Rápido e Melhor: Os Segredos da Produtividade na Vida e nos Negócios, publicado em 2016, outro sucesso de vendas.
Hoje, exploramos um pouco mais sobre a vida e carreira de um dos autores de livros de não-ficção mais consagrados da atualidade. Continue lendo para saber mais sobre o Charles Duhigg!
Formação e carreira
Nascido em 1974, no Novo México, Duhigg possui bacharelado em História Intelectual pela Yale University, e mestrado em Administração de Empresas pela Harvard Business School. Antes de se dedicar integralmente ao jornalismo em 2003, ele trabalhou como analista para a American Property Global Partners, uma empresa de private equity, e co-fundou a SWPA Education Management Group, L.L.C., que desenvolvia programas educacionais para áreas com poucos recursos médicos. Ele também teve uma breve experiência como entregador de bicicleta em São Francisco, uma profissão inesperada para quem hoje é um autor premiado.
Como jornalista trabalhou para o jornal The New York Times e a revista The New Yorker. No primeiro, ganhou o Prêmio Pulitzer pela série de 10 artigos intitulada “The iEconomy”, que examinou as práticas comerciais da Apple e de outras empresas de tecnologia, explorando seu impacto na economia americana. Com esse marco na carreira, inicia também a transição de Duhigg para a literatura. Ele também recebeu diversos outros prêmios de jornalismo, como o George Polk Award, o Gerald Loeb Award, a Investigative Reporters and Editors Medal, o Scripps Howard National Journalism Award e o Robert F. Kennedy Journalism Award.
Seu livro de estreia, O Poder do Hábito (2012), vendeu mais de um milhão de cópias somente no Brasil e se tornou uma presença constante nas livrarias desde seu lançamento. A obra explora a ciência por trás da formação e quebra de hábitos. Seu segundo livro, Mais Rápido e Melhor (2016), aborda a ciência da produtividade. Já Supercomunicadores (2024) busca entender a fórmula por trás da comunicação eficaz e como criar conexões com outras pessoas.
Saiba mais: Como definir prioridades para ganhar produtividade?
Jornalismo e auto-ajuda
Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, Duhigg diz que optou por estudar o mundo dos negócios como repórter. Também se descreve como alguém que se apoia no trabalho de outros, referindo-se às centenas de entrevistas, casos reais e estudos que embasam suas obras. Por conta disso e apesar de seus livros serem considerados manuais práticos de sobrevivência no capitalismo com elementos de autoajuda, seu tom se diferencia dos “coaches”.
Os casos reais que aparecem em sua escrita são, muitas vezes, narrativas inusitadas como a incorporação da pasta de dente nas rotinas americanas e a escolha de astronautas pela NASA.
Dessa forma, Duhigg transforma as ciências do comportamento em uma experiência de leitura envolvente, incentivando os leitores a saírem do automático. Ele busca ajudar as pessoas a se tornarem versões melhores de si mesmas de forma divertida.
Atualmente, Charles Duhigg vive na Califórnia com sua esposa e dois filhos. Ele também mantém uma newsletter chamada The Science of Better e está presente em plataformas como LinkedIn, X (antigo Twitter) e Instagram.
Conheça também: O poder do hábito: 10 lições para incluir hábitos positivos e mudar antigos