
Durante a pandemia de Covid-19, cerca de 82% das empresas brasileiras mudaramos benefícios oferecidos a funcionários com o intuito de reter seus talentos, informa pesquisa publicada neste mês pela consultoria especializada em recursos humanos Robert Half.
De acordo com os entrevistados pela organização, houve trocas, remoções e até criações de novos benefícios nos pacotes oferecidos. Dentre as opções mais disponibilizadas, o trabalho remoto e possibilidade de atuar com horários flexíveis foram campeões na visão dos empregados.
Segundo a Roberta Half, itens como subsídios para montar home office (equipamentos, internet, conta de luz) e apoio psicológico também se tornaram comuns nos acordos de contratação.
“A pandemia impactou a forma como o mercado de trabalho funciona e, consequentemente, modificou a perspectiva dos profissionais em relação aos benefícios oferecidos pela empresas”, explica a empresa no resumo do estudo realizado entre junho e julho do ano passado.
Nesse aspecto, a entrevista ouviu os empregados, que apontaram os seguintes benefícios como sendo os que fazem a maior diferença no dia a dia:
- Assistência médica
- Vale-alimentação
- Vale-refeição
- Previdência privada
- Notebook
Enquanto que, na realidade, os mais oferecidos pelas empresas são:
- Assistência médica
- Assistência odontológica
- Notebook
- Vale refeição
- Estacionamento
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Trabalho remoto não é visto como benefício
Apesar de o trabalho remoto ter sido apontado como um dos benefícios mais comuns no contexto da pandemia, 76% dos profissionais ouvidos pela Robert Half em seu levantamento não veem a modalidade como um benefício.
Cerca de 8 a cada 10 pessoas ouvidas pela empresa disseram que o trabalho remoto é na verdade um modelo de trabalho, e que não deveria ser vendido como um benefício.
De toda forma, 64% dos entrevistados acreditam que as empresas fizeram uma boa gestão dos benefícios durante a pandemia ainda que mais de 90% deles quisessem ter a opção de montar seu pacote de benefícios.
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