• Home
  • >
  • Desenvolvimento
  • >
  • Aplicativos de organização: conheça 5 para otimizar melhor o seu tempo

Aplicativos de organização: conheça 5 para otimizar melhor o seu tempo

Os aplicativos de organização são ótimas ferramentas para quem está precisando otimizar melhor o tempo. Seja no âmbito pessoal quanto profissional, inúmeras atividades compõem o dia a dia e é muito fácil deixar algo passar batido e prazos serem perdidos. Portanto, não custa nada ter a tecnologia como aliada, não é mesmo?

Pensando nisso, o Na Prática reuniu cinco aplicativos para organização que prometem simplificar a rotina do usuário e, quem sabe, até ajudar na produtividade. Afinal, é muito provável ao trabalhar dentro do prazo dificilmente as tarefas ficam acumulas – e, consequentemente, há mais tempo para se dedicar em cada atividade.

Contudo, é preciso destacar que cada pessoa tem o seu próprio jeito para se organizar. Aos interessados em aderir aos apps, a primeira dica é testar os que mais parecem interessantes para si e tentar manter uma constância. Caso não funcione, tudo bem, há muitas outras opções disponíveis.

Leia também: Passo a passo de organização no ambiente de trabalho

5 aplicativos de organização de tarefas

Google Agenda

Um dos primeiros aplicativos para organização a ser lembrado é o Google Agenda. Podendo ser sincronizado com Slack e Asana (ferramentas de comunicação e gestão de projetos), por exemplo, ele não deixa nenhum prazo passar batido.

Inclusive, com alguns minutos ou horas de antecedência, o app notifica o usuário. Além do mais, por ele é possível criar reuniões on-line com colegas e amigos. E ainda tem uma função em que dá criar múltiplos calendários, um para cada área da vida. Ou seja, vida pessoal e profissional estarão sempre organizadas.

Trello

Outra alternativa para quem gerencia projetos ou realiza uma série de tarefas é o Trello. Esse aplicativo de organização funciona de uma maneira muito visual, permitindo que os usuários separem as atividades por assuntos ou temas – e tudo de uma forma muito simples e intuitiva.

Para isso, o app é composto por “Boards”, que são quadros ou colunas que podem reunir diversas listas e informações. Dentro de cada coluna, aliás, estão as listas que contêm os chamados “Cards”, cartões onde pode-se adicionar os mais variados tópicos ou tarefas e os seus devidos prazos.

Leia também: Professora de Harvard ensina como utilizar melhor o tempo com técnica simples

Esse aplicativo de organização pode ser usado tanto individualmente quanto por uma equipe. Assim, é possível organizar as tarefas do trabalho, planos de viagens, prioridades de estudos e várias outras coisas em um só lugar.

Todoist

Similar ao item anterior, o Todoist organiza ideias, metas diárias e planos futuros. Apesar disso, ele não oferece todos os seus recursos na versão gratuita. Porém, mesmo sem gastar nada o usuário pode fazer a integração com até dez plataformas, criar prioridades de tarefas, 80 projetos ativos, entre outras coisas.

Quando aberto, o Todoist apresenta todas as suas tarefas atrasadas e as que devem ser concluídas no dia. Além disso, esse aplicativo de organização de rotina também permite que seja criada a recorrência de tarefas. Então, por exemplo, se todas as segunda-feiras tem reunião no trabalho, é possível alertar o app e ele sempre irá programar essa atividade.

Google Keep

O Google Keep pode ser uma boa pedida pra quem pretende anotar seus compromissos, criar uma lista de tarefas a serem cumpridas ou até registrar pensamentos e metas. Igualmente, outra vantagem é que ele permite o uso de vários formatos de arquivos. Ou seja, é possível utilizar textos, áudios e imagens na mesma nota.

Leia também: Como melhorar a gestão de tempo da equipe no home office

Bastante intuitivo, o aplicativo permite o uso de tags e marcadores, para que as informações fiquem visíveis de maneira fácil. Além disso, o aplicativo também permite a utilização de cores diferentes em cada nota, de acordo com a sua preferência. Ah! E por ser uma ferramenta do Google, e-mail, agenda e muitos outros recursos podem ser sincronizados.

Evernote

Encerrando a nossa lista com os melhores aplicativos de organização, o Evernote permite que sejam criadas anotações separadas por cadernos e incluir textos formatados com cores e em lista. É possível, além disso, adicionar datas de lembrete aos itens anotados, bem como etiquetas que podem auxiliar na localização.

Versátil, ele permite a integração com outros aplicativos e ferramentas, tais como: Gmail, Google Drive, Slack, Trello e Microsoft Teams, por exemplo. Assim como alguns dos aplicativos acima citados, o Evernote também permite o uso tanto individual quanto em equipe.

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo:

MAIS DO AUTOR

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!