A figura do estagiário nas empresas é cercada por um imenso folclore. Quem nunca ouviu a piada de que ele só cumpre funções como “tirar xerox” ou “trazer o cafezinho”? Ou de que a culpa por qualquer erro cometido pela equipe pode ser atribuída a ele? Essas são só algumas das tiradas humorísticas mais comuns sobre os jovens no ambiente de trabalho.
Mas, para além das brincadeiras, o fato é que o estágio cumpre uma função muito valiosa para a carreira de qualquer pessoa.
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De acordo com Felipe Maluf, sócio da YCoach, empresa especializada em coaching para jovens, a experiência serve como um importante laboratório para a vida profissional.
“Você vai poder errar, até uma certa medida, por ser estagiário”, diz ele. “Ao mesmo tempo, terá a oportunidade de ver como funciona o mercado de trabalho e como se articulam as relações de poder numa organização”.
Greta Munhoz, gerente da consultoria Companhia de Estágios, diz que um estágio bem aproveitado é aquele em que o estudante tem o máximo de contato possível com diferentes departamentos e projetos de uma empresa.
Quanto maior essa exposição, continua ela, mais fácil será testar sua própria satisfação com sua escolha de curso universitário – e direcionar a sua carreira para a área com a qual você descobriu ter mais afinidade. Desperdiçar o potencial de aprendizado dessa fase é, portanto, um erro grave.
O problema é que, por causa da remuneração e da carga horária reduzidas, alguns estudantes acreditam que o estágio é um vínculo menos importante do que um emprego registrado.
Assim, diz Greta, muitos demonstram falta de compromisso com a empresa. Esquivar-se de um problema com desculpas como “Eu sou só o estagiário” é um tiro no pé. “Você não pode agir como se estivesse fora do barco, a não ser que não queira continuar no barco, isto é, ser efetivado”, afirma a psicóloga.
Quer aproveitar ao máximo a sua experiência de estágio? Veja a seguir os 7 “pecados capitais” a evitar, segundo os especialistas consultados por EXAME.com:
1. Aguardar instruções para tudo
Segundo a psicóloga Greta Munhoz, gerente da consultoria Companhia de Estágios, a acomodação é uma das piores posturas que um estagiário pode adotar no trabalho.
“Ele não pode ficar sempre aguardando ordens, ou achando que a sua função é só operacional”, diz ela. “É importante que ele tome iniciativa às vezes, traga ideias, proponha mudanças, e não apenas responda ao que lhe é solicitado”.
Kimberly A. Whitler, professora da Universidade da Virgínia, em um recente artigo da Forbes, acrescenta que os gestores valorizam estagiários que não apenas executam, mas pensam criticamente e sugerem melhorias. Esperar que o trabalho venha pronto para ser feito é um erro comum – e prejudicial.
2. Ter medo de fazer perguntas
O receio de parecer inexperiente ou despreparado nunca pode ser maior do que a curiosidade de aprender, diz Felipe Maluf.
É comum o medo de “incomodar” os superiores com questionamentos, mas esse temor costuma ser infundado: a curiosidade é uma qualidade bem-vinda em um estagiário. Segundo Whitler, não fazer perguntas quando algo não está claro é um dos erros mais citados por empregadores.
3. Manter uma relação distante com o gestor
O mesmo acanhamento que impede muitos estagiários de expor suas dúvidas também leva ao empobrecimento da relação com seu superior.
O gestor está ali justamente para desenvolver o jovem e cultivar essa relação é uma das melhores maneiras de crescer. Interaja, peça feedbacks, e não subestime o poder de uma conversa sincera e respeitosa com seu líder.
4. Esquecer que ainda é um aprendiz
Lembrar que você está numa posição iniciante na empresa também é fundamental para calibrar a sua postura diante da equipe.
Segundo Greta, muitos jovens acham que “sabem tudo” sobre suas profissões, justamente por ainda estarem muito próximos dos livros da faculdade. Mas a arrogância pode afastar colegas e líderes.
Reconhecer suas limitações e demonstrar humildade são atitudes que geram respeito – e abertura para o aprendizado.
5. Não se integrar à equipe
Em função da idade e posição hierárquica, não é raro que o estagiário se sinta um “cidadão de segunda classe” em relação aos demais. Essa visão está equivocada, diz Greta.
O jovem pode – e deve – participar das interações sociais e profissionais do time. Para Kimberly Whitler, não aproveitar essas oportunidades de networking interno é um erro grave. São esses relacionamentos que podem abrir portas no futuro.
6. Não largar o smartphone
Felipe destaca que muitos estagiários têm dificuldade em se desconectar do celular durante o expediente.
Acessar o smartphone no trabalho não é necessariamente um problema, mas a distração constante prejudica tanto a produtividade quanto a percepção que os outros têm do seu comprometimento.
Muitos gestores se incomodam com estagiários que parecem mais focados nas redes sociais do que nas tarefas do estágio.
7. Preocupar-se apenas com as tarefas em si
Todo estagiário será cobrado pelas suas entregas, mas as funções operacionais não podem ser sua única preocupação.
De acordo com Felipe, o estagiário que se foca só no técnico perde a chance de mostrar sua maturidade emocional e sua capacidade de trabalhar em equipe – traços que são decisivos na hora da efetivação.
Whitler reforça: os melhores estagiários se preocupam com o impacto do seu trabalho, entendem como suas atividades se conectam aos objetivos maiores da empresa, e demonstram um senso de propósito.
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Este artigo foi orinalmente publicado em EXAME.com