“Uma das principais funções como líder é inspirar inovação entre os membros da equipe.” É assim que começa um texto do Young Entrepreneur Council (YEC) no site Inc. A comunidade, voltada apenas para convidados no mundo do empreendedorismo, conversou com diversos líderes para compilar as perguntas que podem fazer toda a diferença na hora de impulsionar a inovação.
Confira o conteúdo com base na tradução livre do Na Prática. O original, você encontra no site Inc. A sugestão, aqui, é tentar uma ou algumas delas na próxima sessão de brainstorming.
#1 “Por que estamos fazendo isso?”
Em qualquer brainstorming, é fundamental explorar o “porquê” que está por trás. Entender o propósito da conversa ou como suas ideias serão usadas, pode fazer com que a equipe se esforce ainda mais na busca pela solução.
Kelley Weaver, CEO da Melrose PR, recomenda pedir que o grupo explique por que o que eles estão fazendo é importante. “Esta questão pode ajudar a reorientar a conversa em direção à ideias que abordam diretamente o problema e podem levar a soluções mais criativas”, diz.
#2 “O que você faria se fosse o chefe?”
Saber que não tem a palavra final pode limitar inconscientemente as ideias dos funcionários. É por isso que Baruch Labunski, CEO da Rank Secure, diz que os líderes devem encorajá-los a pensar como se fossem o chefe, fazendo perguntas como: “O que você mudaria no negócio?” ou “Como você resolveria este problema?”
“Esta é uma ótima maneira de desbloquear ideias e fazer com que as pessoas compartilhem coisas que poderiam estar pensando, mas não achavam que poderiam dizer”, diz Labunski. “Certifique-se de que o ambiente seja seguro para que as pessoas se sintam confortáveis em compartilhar. Use uma caixa de ideias para que as pessoas possam compartilhar anonimamente, se preferirem.”
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#3 “Se tivéssemos dinheiro e tempo ilimitados, como consertaríamos isso?”
Rachel Beider, CEO da PRESS Modern Massage, conta que sua equipe fica, ocasionalmente, presa em algumas ideias por causa de crenças limitantes sobre o tempo ou restrições financeiras. Para tirá-los disso, ela pergunta: “Se tivéssemos 100 pessoas trabalhando nisso e um orçamento de um milhão de dólares, como consertaríamos?”
Beider observa que essa questão libera algum espaço criativo para fazer engenharia reversa de uma solução. “Isso nos tira da caixa”, acrescenta.
#4 “O que aconteceria se fizéssemos exatamente o oposto?”
Da mesma forma, às vezes, pode ser útil pensar em um problema pelo seu outro lado. Jared Weitz, CEO da United Capital Source Inc., recomenda que os líderes perguntem à sua equipe o que aconteceria se adotassem a abordagem exatamente oposta à atual.
“Quando surgem ideias, todos normalmente pensam de uma forma muito simplificada”, diz Weitz. “Quando você se perguntar sobre fazer as coisas ao contrário, entenderá rapidamente por que uma ideia funcionaria ou não.”
#5 “O que mataria esta empresa?”
De acordo com David Henzel, CEO da LTVPlus, “Kill the Company” é um exercício em que os funcionários se imaginam como o maior concorrente da empresa. A equipe é convidada a achar “buracos” na empresa e tentar imaginar como a concorrência poderia derrubá-la.
“Este exercício é uma ótima maneira de descobrir áreas que sua equipe acha que podem ser aprimoradas e, ao mesmo tempo, descobrir ideias que podem gerar inovação e trazer mais sucesso para a companhia”, afirma Henzel.
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#6 “Como podemos impulsionar a criatividade deste projeto?”
A criatividade é essencial para a inovação bem-sucedida, diz Stephanie Wells, fundadora da Formidable Forms. Os líderes devem fazer disso uma prioridade em qualquer sessão de brainstorming.
“Pergunte à sua equipe como eles acham que um projeto pode ser mais criativo ou subir um degrau”, diz Wells. “Você pode se surpreender com algumas das respostas que recebe.”
#7 “O que você precisa de mim?”
Blair Thomas, cofundador do eMerchantBroker, diz que uma das melhores perguntas que você pode fazer à sua equipe para ajudá-los a gerar ideias e soluções é: o que eles precisam de você, o líder, para resolver o problema ou atingir um objetivo?
“Fazer esta pergunta irá inspirar sua equipe e estimular a inovação”, explica Thomas. “Dê a eles a oportunidade de explicar como a compra de equipamentos ou a oferta de treinamento adicional os ajudaria a concluir projetos e atingir metas.”