Mitchel Resnick é diretor do grupo Lifelong Kindergarten, do MIT Media Lab, que utiliza as novas tecnologias para promover experiências de aprendizagem criativas. Ele defende que a programação é uma das habilidades do século 21 e deveria ser tão importante quanto ler ou escrever. Segundo ele, em um mundo repleto de tecnologia, quem não aprender a programar será programado.
Para Michael, é importante aprender a codificar, não só pelas oportunidades de trabalho, mas pela possibilidade de ver o mundo de novas maneiras.
A programação seria um caminho para tornar as pessoas fluentes em novas tecnologias. Em sua palestra no evento Transformar 2014, organizado em parceria pelo Portal Porvir, Inspirare e Fundação Lemann, ele fala sobre a importância de desenvolver essa habilidade:
.
Assista ao bate-papo do Na Prática com Rodrigo Kede, ex-presidente da IBM Brasil
A boa notícia é que hoje existem diversas maneiras de pessoas de todas as áreas aprender programação. São iniciativas gratuitas como a Code Amademy, que ensina online leigos a programar; Hour of Code, movimento global que promove mutirões presenciais de ensino de programação; além da Code School e LearnCafe, com aulas virtuais que cobrem de HTML à Git.