As seleções vem evoluindo, principalmente levando em conta os interesses das empresas. Diretor da consultoria de marketing, vendas e inovação WAAH!, Eduardo Dantas explica que as organizações estão se preocupando cada vez mais com a imagem que projetam, não só para os clientes mas também para os profissionais do mercado.
“Por isso, elas começaram a usar ferramentas e estratégias que antes eram aplicadas ao inbound marketing para atrair profissionais talentosos. A partir disso, surge o inbound recruiting. Os recrutadores conquistam talentos desenvolvendo conteúdo e projetando uma imagem de marca empregadora que seja atrativa”, explica Eduardo.
“Muito mais do que recrutar pessoas, é garantir que todo mundo que tenha contato com sua empresa, seja promotora dela. É criar uma experiência incrível para o candidato para que que ele consiga entender sobre sua organização e se é lá mesmo que ele quer estar”, complementa a head de gente e gestão do sistema de seleção e recrutamento Gupy, Stefanie Ferracciu.
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Como o inbound recruiting é feito?
Por meio dos conteúdos divulgados pela marca, o candidato começa a se envolver no universo dela, seja por meio de redes sociais, pelo site, em eventos da organização, entre outros. Esse contato transmite ao profissional os valores que a empresa adota dentro do ambiente de trabalho.
Stefanie explica que dentro do inbound recruiting existem quatro vertentes:
- atração (encantar o candidato e mostrar como funciona);
- conversão (troca de ideias com os candidatos e esclarecer o processo);
- fechamento (a experiência do candidato em si dentro do processo seletivo) e
- encantamento (a empresa precisa manter um relacionamento com o candidato, sendo ele selecionado ou não).
Para Eduardo, o lado positivo desse processo é atrair profissionais que já estão engajados com a marca, sua cultura e valores. “Isso auxilia até na integração da pessoa no ambiente e ela começa a ter um bom desempenho em menos tempo. Os dois lados ganham porque no final estamos falando de alinhamento de expectativas. A empresa deixa claro o que oferece e o profissional que sabe mostrar seu valor percebe o que encaixa para ele”, argumenta.
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Como os candidatos podem se beneficiar?
#1 Aproxime-se da empresa em que tenha interesse, por meio de conteúdo online ou eventos
#2 Certifique-se que os seus valores estão alinhados com os da marca
#3 Inscreva-se no banco de talentos da organização, caso ela possua
#4 Fique atento ao que é publicado, principalmente sobre histórias de pessoas que entraram na empresa
#5 Tenha atitude e demonstre interesse em fazer parte daquela equipe
#6 Converse com alguém que já esteja dentro da empresa para confirmar o que é divulgado, por exemplo
#7 Entenda as posições que a empresa oferece e as habilidades que elas exigem