De acordo com o modelo de inteligência emocional de Daniel Goleman, psicólogo referência no tema e autor de diversos livros, há cinco conjuntos de competências e habilidades que fundamentam a inteligência emocional.
Além de autoconsciência, autorregulação, automotivação, empatia, a inteligência emocional conta com as habilidades sociais, que são o conjunto de capacidades envolvidas nas interações sociais. Segundo o especialista, elas assumem muitas formas, e vão muito além de ser extrovertido, por exemplo.
Elas variam de ser capaz de sintonizar os sentimentos de outra pessoa e entender como cada um pensa até a capacidade de negociação. Todas podem ser aprendidas na vida, contanto que se dedique tempo, esforço e seja perseverante durante o processo.
Para desenvolvê-las, ajuda ter um modelo, alguém que incorpora a habilidade que quer melhorar para olhar e se inspirar. Também é preciso praticar sempre que uma oportunidade surgir naturalmente.
Por que interessa em todos os ambientes profissionais
O interesse pela inteligência emocional no local de trabalho vem do amplo reconhecimento de que essas habilidades diferenciam profissionais e líderes mais bem-sucedidos da média.
Isso é especialmente verdadeiro em funções em que todos têm que ter o mesmo nível técnico: nesses contextos, como as pessoas gerenciam a si mesmos e seus relacionamentos faz toda a diferença.
Conheça as 3 habilidades sociais mais valiosas para qualquer ambiente de trabalho!
#1 Habilidade de comunicação
Habilidades de comunicação são vitais em qualquer ambiente de trabalho Você precisa ser capaz de ouvir os outros e também transmitir seus próprios pensamentos e, até mais importante, seus sentimentos. Da forma certa e levando em conta com quem se está se comunicando.
Bons comunicadores:
- Praticam a escuta ativa: ouvem com atenção, sem estar apenas esperando sua deixa para “retrucar” e aguardam o outro falar sem interromper. Basicamente, ouvem todo o conteúdo, processam e só então respondem.
- Certificam-se de que todos entendem o que é dito e buscam o compartilhamento completo e aberto de informações.
- Sabem receber notícias não tão boas.
- Lidam com situações difíceis antes de elas piorarem.
- Agem de acordo com as “dicas emocionais” que os outros dão ao comunicar-se sobre seus sentimentos.
#2 Habilidade de cooperação
Esta habilidade social diz respeito a trabalhar bem com os outros, sendo produtivo e fortalecendo relações. As pessoas que têm altos níveis dela costumam ver a relação com a equipe como fator tão ou mais importante do que a atividade ou a meta.
Eles colaboram ativamente, compartilhando planos e ideias e trabalhando juntos para construir um todo melhor. Ao fazê-lo, promovem um clima cooperativo no qual todos se sentem convidados a contribuir. Além disso, também procuram ativamente oportunidades de trabalho colaborativo.
Com frequência, fazem com que a equipe tenha um desempenho melhor. Aqui, não se trata só de liderança formal, mas de procurar cooperar saudavelmente em qualquer função que se exerça.
#3 Habilidade de formar vínculos
É essencial para construir e manter relacionamentos com outras pessoas.
Desenvolver essa habilidade leva você a ter melhores relacionamentos. As pessoas que são boas nisso são grandes networkers, construindo e mantendo uma forte rede de contatos e conexões que lhe ajudam com acesso, suporte, informações, etc.
Quem tem boa habilidade de formar vínculos também trabalha em relacionamentos estabelecidos para mantê-los saudáveis.
Uma característica das pessoas que são boas nessa habilidade é que elas têm muitos amigos entre seus colegas de trabalho. É muito sobre a valorização dos outros: estar interessado e querer saber mais sobre eles de verdade.
Essas três habilidades não só fazem de você um profissional mais eficiente e te dão mais chance de ter alto desempenho e se destacar, como beneficiam enormemente as organizações. Por isso, costumam ser bastante procuradas em recrutamentos de todas as áreas.