Por Pedro Kozilek
A área de Business Intelligence é responsável por entender o passado e o presente da empresa, para que seja possível prever os impactos futuros das decisões estratégicas tomadas hoje. A base para tudo isso são os dados.
Os dados permitem que entendamos o passado e o presente e estimemos o futuro, embora cada uma das etapas necessárias para extrairmos informações de dados exijam habilidades diferentes. São necessárias habilidades de programação, banco de dados, visualização, estatística, análise, entre outras. É comum uma equipe de BI ter profissionais especialistas em habilidades complementares.
Atualmente a área de Business Intelligence está em ascensão. Vários estudos mostram que empresas que tomam decisões com base em dados obtêm melhores resultados, porém ainda não é a maioria das organizações que tomam decisões dessa maneira. É comum empresas ainda tomarem decisões com base em dados imprecisos ou até mesmo sem nenhum dado na argumentação.
Na MindMiners, a área de BI ainda está em construção. No momento estamos procurando entender o passado e o presente, estruturando os dados já existentes, planejando a coleta contínua de dados que nunca foram coletados e criando visualizações eficazes do imenso volume de dados que geramos diariamente. Essas visualizações são agrupadas em dashboards que permitem um monitoramento constante da empresa, fundamental para mitigar riscos e observar tendências. Algumas decisões estratégicas já são tomadas com base em dados, porém ainda não é a maioria.
Leia também: 21 (possíveis) profissões do futuro para conhecer hoje
O que há de comum entre os profissionais de business intelligence?
O profissional de BI pode trabalhar em diversas frentes, mas um ponto comum em todas elas é o perfil analítico. Geralmente são pessoas que gostam de números e têm muita vontade de aprender e descobrir coisas novas. Para trabalhar na área de dados é importante ter noções de programação (como Python), banco de dados (SQL), ferramentas de análise e visualização (RStudio, DataStudio, bibliotecas do Python) e estatística. Hoje existe uma quantidade muito grande de cursos online de qualidade gratuitos e de baixo custo na internet. Algumas recomendações:
- Cursos do DataCamp (https://www.datacamp.com/). Alguns são gratuitos. Contém cursos de banco de dados, programação e visualização. É um site bem completo para desenvolver habilidades fundamentais para um profissional de BI.
- Curso de Machine Learning. (https://www.udacity.com/course/intro-to-machine-learning–ud120). Curso de introdução de Machine Learning que mostra o que é possível fazer com dados.
Inscreva-se nas Conferências Na Prática Empreendedorismo & Inovação!
Sobre o autor
Pedro Kozilek é data analyst na MindMiners, empresa de tecnologia especializada em pesquisa de mercado digital.