Como se sabe, as estratégias de uma empresa em fase de expansão diferem das outras. Mas fato é que isso se estende até na hora de contratar alguém: nos processos seletivos, as características e habilidades procuradas se modificam para contemplar competências necessárias para cumprir os desafios envolvidos no crescimento de uma companhia.
“O perfil que buscamos em expansão é um perfil complexo”, conta Marcelo Tardin, Vice-presidente de Operações da rede Dr. Consulta. A organização, que atualmente conta com 49 centros médicos na Grande São Paulo e um no Rio de Janeiro, planeja abrir mais unidades nestas cidades, além de Belo Horizonte, até o fim deste ano.
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Em 2019, o desafio é ainda mais ambicioso: dobrar o tamanho da operação, expandindo para outras capitais do Brasil. Além de ter a ampliação da rede como sua responsabilidade, Marcelo também cuida da operação dos centros médicos. Como Vice-presidente do setor, destaca que em operações há espaço para profissionais que se identifiquem com gestão de gente e de resultados, e que consigam ser “donos de uma operação em sua totalidade”.
Para acompanhar seu crescimento, o Dr. Consulta está com processo seletivo aberto para trainees – as inscrições podem ser feitas até 16 de setembro pelo site. Todos os cursos são aceitos e a seleção tem poucos requisitos; o foco é mesmo o fit cultural. “Buscamos pessoas que na largada já estejam alinhadas”, destaca Marcelo.
“O mais importante é entender nosso propósito, cultura e valores e avaliar se ela ou ele tem a ‘cara’ do Dr. Consulta. Por exemplo, somos super informais, acelerados e temos uma cultura de dono muito forte.” Essa avaliação – por parte do candidato e dos recrutadores – é o que garante o alinhamento de ambas as partes para um desempenho e comprometimento necessários para a estratégia da rede.
Propósito que sustenta o crescimento
A identificação com a missão é parte importante do recrutamento de uma empresa em expansão. No caso do Dr. Consulta, esse propósito é o de “reinventar a saúde no Brasil e trazer qualidade de vida à população”, resume o Vice-presidente. “Sabemos por experiência própria dentro de nossas operações que dá para fazer saúde de um jeito diferente, mais eficiente, humano e com tecnologia, qualidade e resolutividade.”
Dentro, existe ainda um trabalho para reforçar os valores da companhia, principalmente por parte da liderança. Isso se dá de diversas formas no dia a dia: em apresentações e discussões entre a equipe, em visitas aos centros médicos e nos processos de tomada de decisão, por exemplo.
Durante os recrutamentos, a empresa se dedica a explicar esses pontos e, uma vez que o profissional entrou, Marcelo considera que a exposição à equipe e à rotina do Dr. Consulta também colaborem para fortalecer a cultura.
Como fazer um currículo perfeito
Perfil e desenvolvimento em uma empresa em expansão
Marcelo explica que, na prática, os colaboradores hoje trabalham para garantir as metas nos centros existentes, a fim de promover um crescimento sustentável, de forma geral. Para isso, afirma ele, além de ajustes na estrutura e times trabalhando em paralelo em diferentes estados, a empresa busca trazer novos profissionais, que, desde o início terão responsabilidade em relação ao crescimento da companhia.
Como fazer um currículo perfeito
Para este momento em que está o Dr. Consulta, o perfil buscado é “complexo”, como ele disse anteriormente. Um mix de qualidades analíticas (para fins, por exemplo, de análise de dados), comerciais (para atividades que envolvam negociações) e empreendedoras (inerentes a uma empresa em fase de “scale-up”).
Do outro lado, a fase de expansão possibilita aprendizado e desenvolvimento diferenciado também dos colaboradores, relata o Vice-presidente de operações. “Quanto mais a companhia cresce, desde que seja obviamente um crescimento sustentável e estruturado, maiores as oportunidades de crescimento para todo o time”, afirma ele. “Em uma empresa consolidada que cresce pouco ou nada, as oportunidades se dão em sua maioria por turnover voluntário ou forçado, o que inevitavelmente vai resultar em um número menor de oportunidades.”