Nas últimas décadas, organizações dos mais diversos setores precisaram inovar para encontrar jovens talentos capazes de assumir rapidamente funções estratégicas, a fim de ajudá-las a crescer de forma estruturada e aumentar sua performance. Nesse contexto, surgiram diversos programas voltados para jovens profissionais, inclusive os tão falados programas de trainee.
Ao se tornarem mais conhecidos e por oferecerem reais chances de crescimento para os jovens dentro das empresas, os processos seletivos ficaram também mais competitivos. Os candidatos, por sua vez, passaram a ser mais exigentes, buscando um trabalho que faça sentido para sua vida – a remuneração deixou de ser prioridade para as novas gerações.
Com o objetivo de ajudar esse jovem a conhecer melhor como funcionam tanto os processos seletivos quanto os programas de jovens talentos em organizações de diversas indústrias – bens de consumo, mercado financeiro, consultoria, terceiro setor –, o Na Prática conversou com uma série de recrutadores, especialistas, trainees e ex-trainees, trazendo respostas para as perguntas:
Como se preparar para os processos seletivos?
Como se destacar entre dezenas de milhares de candidatos?
Por que ser trainee vale a pena?
No fim das contas, o que é determinante na escolha de um candidato?
Se você está participando ou pretende participar de um processo seletivo em breve, não deixe de conferir o especial!