
Como entender o que os consumidores querem? Como fazer com que as pessoas nunca se esqueçam de um produto? Como engajar o público em tempos de tanto conteúdo disponível? Como, enfim, estruturar toda uma área do marketing que cuida dessas questões?
Em um primeiro momento, pode parecer difícil. E acredite: é mesmo. Na Ambev, por exemplo, a maior cervejaria da América Latina, existe todo um setor dedicado a isso desde 2018: o Draft Line.
Paula Guz, líder da área na empresa, diz que a missão é grande e contempla estratégias de mídia, dados, tecnologia e produção tocadas por uma equipe de 200 pessoas.
A estrutura do Draft Line e os princípios desafios da equipe são temas do último vídeo da série “Desvendando o Marketing Com a Ambev”, que está disponível no YouTube.
Como surgiu o Draft Line
Como dito, o Draft Line da Ambev surgiu em 2018. À época, a empresa resolveu aproveitar a euforia popular com a Copa do Mundo de futebol para tentar se aproximar das pessoas de uma maneira diferente.
Para isso, foi criada uma estrutura global que buscava ouvir e interagir com os consumidores interessados em futebol e bebidas nas redes sociais.
“As ideias [oriundas desse processo] foram muito com base na cultura, na sociedade, nas conversas, para que de fato [a empresa pudesse] fazer parte das vida das pessoas”, diz Paula. “É a famosa conversa de bar, que hoje não acontece no bar e sim nas redes.”
Com a estrutura criada a partir daí, a empresa implementou em definitivo o setor de Draft Line e, desde então, os profissionais da área têm criado estratégias com base no comportamento e na necessidade revelada pelo consumidor nas redes sociais.
Durante a pandemia de Covid-19, por exemplo, a Ambev encabeçou a produção de lives em parceria com artistas do sertanejo, do pagode e de outros ritmos musicais. Esse movimento, porém, só ocorreu devido à análise feita pela equipe de Draft Line para compreender o que o público queria em meio ao isolamento social.
Confira a seguir os pilares da área
Pilar #1: Monitoramento
Monitorar as redes sociais, captar os dados e fazer análises junto aos canais de venda para entender o comportamento das pessoas.
Pilar #2: Criação
Modular estratégias para criação de marcas icônicas que tem visão de longo prazo e estão sempre no radar as pessoas
Pilar #3: Inovação
Criar produtos novos, com base em novas necessidade e no comportamento do consumidor
Pilar #4: Conexão
Desenvolver novos modelos de conexões que fogem da publicidade tradicional em comerciais de tevê, que visa outras formas de engajamento.
Pilar #5: Gente Boa
Estimular uma equipe diversa e com diferentes perfis de conhecimento para que os objetivos sejam alcançados em frentes diversas.
O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: