Quando as tarefas acumulam e parecem não ter fim, uma série de emoções pode surgir, da raiva ao desespero. É aí que todos se prometem: a partir de agora, vai ser diferente. Sem um plano claro para gestão do tempo, no entanto, dificilmente será.
Afinal, onde seu tempo vai parar? Todos tem exatamente o mesmo número de horas num dia, mas há sempre alguém que parece fazer muito mais com as vinte e quatro que existem.
Saiba onde suas horas vão parar
Descobrir o que você faz com seu tempo é o primeiro passo. Para tanto, basta um teste simples: escolha um dia (ou dias) e anote o que você fez a cada hora. Não tem problema se a resposta for desanimadora, como ter visto três episódios seguidos no Netflix ao invés de estudar para seu curso online.
O importante aqui é construir seu registro de tempo. Com isso em mãos, você pode identificar com mais precisão onde está desperdiçando energia e minutos preciosos para se direcionar melhor da próxima vez.
Ao se conhecer melhor e entender se você rende mais de manhã ou à tarde, por exemplo, aumentam suas chances (realistas) de melhorar sua produtividade e pontualidade.
Leia também: Matriz de Einsenhower: a ferramenta para priorizar melhor suas tarefas diárias
Junte seu registro de tempo e sua organização semanal
Uma ótima maneira de parar de perder tempo é organizar quanto tempo você precisa para fazer cada coisa na sua lista.
Suponha que a primeira coisa que você faz todas as manhãs é responder aos e-mails que chegaram. Se souber que isso costuma levar 40 minutos e não os 15 que você reserva normalmente, por exemplo, vai saber que encaixar uma reunião antes de completar essa tarefa vai atrapalhar seu começo de jornada. E por aí vai.
É possível estender esse pensamento ao longo de todo um planejamento semanal ou diário, alocando a quantidade de horas estimadas para cada coisa e dedicando-se a elas com afinco quando o momento chegar.
Assim sua lista de afazeres evolui: deixa de ser um pedaço de papel que serve como lembrete para se tornar uma agenda possível. É uma questão de organização e disciplina.
Termine seu dia de trabalho positivamente
Deixar seu ambiente de trabalho de maneira positiva é um bom jeito de chegar mais energizado no dia seguinte. Para tanto, Deborah Bright, executiva de coaches e autora de seis livros sobre performance, sugere que se estabeleça um ritual de saída.
Você pode encerrar seu dia ao concluir uma tarefa pequena, como uma ligação ou um e-mail, rascunhar sua lista de afazeres para o dia ou dias seguintes (preferencialmente em ordem de importância) ou organizar sua área de trabalho. Importante é sair sentindo que sua última ação foi bem feita e te ajudou.
Na noite de domingo, recarregue as energias
Mesmo quem é apaixonado pelo que faz pode, num domingo à noite, sentir ansiedade ou preguiça pensando na correria dos dias úteis que vêm por aí. Um jeito de controlar esse sentimento, que pode muito bem contaminar seu início de semana, é garantir que esse momento seja ótimo.
Laura Vanderkam, que pesquisa sobre produtividade e sucesso profissional, explica que planejar algo leve e divertido para esse horário faz com que você anseie pela atividade em si ao invés de gastar suas horas pensando na segunda-feira. Afinal, ainda é domingo. Aproveite!
Esta matéria foi originalmente publicada no blog da Udacity,