Em 2016, as startups estão em todos os lugares. Muitos jovens brasileiros enxergam nesse mercado uma boa possibilidade de começar ou desenvolver a carreira, motivados principalmente pelo ambiente de trabalho, que costuma ser bastante horizontalizado, dinâmico e permite que os funcionários saibam e opinem sobre tudo em conjunto – três fatores que o profissional brasileiro prefere hoje em dia.
Diferente de grande parte do mercado de trabalho, as startups costumam dar mais valor às habilidades pessoais e motivação do que ao currículo ou experiências anteriores, e podem oferecer vantagens consideráveis, como horário flexível, ausência de dress code e em alguns casos até a possibilidade de virar sócio da empresa. Mas não se trata de um mundo cor de rosa: a pressão é alta, a dedicação intensa, a carreira costuma ser menos estruturada que em grandes empresas e o futuro pode ser incerto.
Leia também: Por dentro da carreira nas fintechs brasileiras
Antes de decidir se é a carreira certa para você, entenda melhor as vantagens e desvantagens do trabalho em startups neste texto e baixe nosso especial.
Para quem quer seguir essa trilha, a boa notícia é que 14 startups estão atualmente contratando estagiários e funcionários em tempo integral. As vagas estão disponíveis pelo WallJobs, pelo LinkedIn e pelo Mural do Na Prática. Confira:
Vitta
São Paulo
A startup de software para gestão de consultórios médicos (e de que o Na Prática já falou sobre aqui) está em franco crescimento. Prova disso são as quatro vagas efetivas disponíveis hoje: desenvolvedor full-stack, coordenador de vendas e analistas comercial, de marketing digital e experiência do cliente.
DogHero
São Paulo
O modelo de negócios da Dog Hero poderia ser explicado assim: um ‘Airbnb’ para cachorros. Trata-se de um marketplace que conecta quem vai viajar e não tem onde deixar seu pet com pessoas dispostas a hospedá-los. Há pouco tempo no mercado, a startup está em ritmo acelerado de acrescimento e busca novos talentos em diversas áreas.
Studiare
Rio de Janeiro
Vencedora do Prêmio Nacional de Gestão Educational e do Prêmio BETT Latam de melhor tecnologia de ensino superior, a Studiare é uma plataforma que identifica lacunas de aprendizagem através de adaptive learning e gestão acadêmica.
O estágio é nas áreas de computação, TI e matemática e está aberto para estudante que se formem até dezembro de 2018 nos cursos de Engenharia da Computação, Ciências da Computação, Matemática e Física.
Criar.me
Barueri
Descrita como uma lançadora de startups, a Criar.me foca no desenvolvimento e inovação com base na metodologia da startup enxuta de Eric Ries.
Atualmente, busca um estagiário de desenvolvimento full-stack. Para se inscrever, é preciso estar cursando Ciência da Computação e saber inglês, entre outros requisitos.
Prognoos
São Paulo
Algoritmos e Big Data são as bases da plataforma da Prognoos, que personaliza a compra online e busca aumentar a taxa de conversão e engajamento de usuários.
O estágio é em Business Operations e envolve negociação de contratos e parcerias. Não há pré-requisitos acadêmicos específicos.
SumUp
São Paulo
Startup de pontos de venda mobile – que torna possível pagar no débito ou crédito utilizando tablets ou celulares, por exemplo –, a SumUp é líder do segmento na Europa e está expandindo suas operações no Brasil.
Atualmente busca um estagiário de operações que seja fluente em inglês, tenha ótimas habilidades analíticas e de Excel e esteja no no quarto ou quinto de cursos como Engenharia, Matemática, Física e Administração.
Pegcar
São Paulo
A startup de carros compartilhados busca um estagiário para dar suporte ao desenvolvimento da área operacional, que envolve o processo de ponta a ponta: da solicitação do aluguel à conclusão.
Para se candidatar, basta ter perfil curioso e flexível, boa comunicação, inglês fluente e conhecimento do Pacote Office.
Moip
São Paulo
A Moip Pagamentos busca um estagiário para a área de Sales Development & Growth para auxiliar na estratégia de crescimento da startup, que hoje cresce 50% ao ano.
Para se candidatar, é preciso estar cursando Administração, Economia ou Engenharia e ter inglês e conhecimentos de Excel avançados.
GlutenFree Box
São Paulo
Parte do Grupo OneMarket, a startup foca no consumo de alimentos saudáveis sem glúten. Atualmente, busca um estagiário de design que possa participar de todos os projetos da empresa e crie tanto para redes sociais quanto para o desenvolvimento de marcas e produtos.
Para se candidatar, é preciso ter conhecimento dos softwares Adobe Illustrator, Photoshop e InDesign e preferencialmente estudar pela manhã.
Love Mondays
São Paulo
Descrita como uma comunidade de carreiras, a Love Mondays oferece uma plataforma em que é possível para encontrar vagas, faixas salariais e avaliações de mais de 75 mil empresas.
Hoje, a startup busca dois estagiários, um para monitorar conteúdo em espanhol e outro em português. Não é preciso cursar nenhuma graduação específica.
Conheça o Imersão Empreendedorismo, programa de carreira do Na Prática
BovControl
São Paulo
Fundada em Boston, a BovControl veio para o Brasil com Danilo Leão, formado na MIT Sloan School of Management, e combina coleta e análise de dados para melhorar a performance da produção de carne, leite ou genética.
Em São Paulo, a startup busca um desenvolvedor de software em tempo integral.
runrun.it
São Paulo
O produto da startup, que é financiada por dois grandes fundos de investimentos, é um software para gerenciar projetos, tarefas e o fluxo de trabalho na empresa e busca dois desenvolvedores, um Full-Stack e outro PHP Pleno.
Para se candidatar, é preciso ter inglês pelo menos avançado e estar disposto a fazer um desafio técnico online de três horas.
Rock Content
Belo Horizonte
Líder em marketing de conteúdo, a Rock Content busca um analista de customer success que se envolva diretamente com clientes desde o início do processo.
O profissional terá a responsabilidade de traçar objetivos, prestar consultoria, acompanhar suas métricas e as métricas do setor. Para se candidatar é preciso ter fluência em inglês e certificação em Inbound Marketing da Hubspot.
Uliving
São Paulo
Primeira rede de residências para estudantes no Brasil, a Uliving quer expandir para outros estados e está em busca de um estagiário que ajude na construção desse produto de diversas maneiras.
Baixe o ebook: Como é trabalhar em uma startup? 8 dicas para embarcar nessa