Com mais de 30 anos de tradição, a Fundação Estudar seleciona os jovens mais talentosos do Brasil por meio de seu Programa de Bolsas e dá a eles a oportunidade de estudar nas melhores universidades do Brasil e do mundo – e as inscrições para a edição 2023 do programa estão abertas até 7 de abril de 2024.
FAÇA SUA INSCRIÇÃO PARA O PROGRAMA DE LÍDERES ESTUDAR
Quais são os requisitos para participar?
Os pré-requisitos para participar da seleção são ser brasileiro ou brasileira de até 34 anos, apresentar excelência acadêmica e estar em processo de aceitação, matriculado ou cursando o ensino superior em uma das quatro categorias de bolsa: Graduação completa no Brasil, intercâmbio acadêmico de graduação ou duplo diploma no exterior, graduação completa no exterior ou pós-graduação no exterior.
Não existem restrições quanto ao sonho de carreira dos jovens, que podem ter o objetivo de estudar tanto em universidades públicas como privadas e interesse em atuar nos mais diversos campos, do meio empresarial ao acadêmico. Além da bolsa de estudos em si, o programa oferece outros benefícios como se tornar parte de uma rede de apoio em estudo e carreira formada por grandes talentos brasileiros.
A Comunidade Estudar
Entre os participantes dessa rede de talentos (que reúne bolsistas desde o início do programa, em 1991) estão empreendedores, pesquisadores em universidades como Harvard, MIT e USP, gestores públicos e executivos à frente de grandes empresas nos mais diversos setores.
O primeiro bolsista da Estudar foi João Castro Neves, ex-CEO da Cervejaria Ambev. A rede é composta por diversos líderes notáveis como: Henrique Dubugras e Pedro Franceschi, fundadores e co-CEOs da BREX, a Deputada Federal Tabata Amaral, a CEO do Instituto Sonho Grande Ana Paula Pereira, Bernardo Hees, ex-CEO da Kraft Heinz e do Burger King, entre outros nomes de peso.
Já entre os bolsistas mais recentes estão Lívia Pinaso, estudante de Medicina da Universidade de São Paulo, que sonha em se formar Oncologista para usar sua experiência e interesses em diplomacia climática e saúde planetária e fazer pós-graduação em saúde pública para trabalhar na OMS com a promoção de saúde para todos, em especial em países em desenvolvimento; Wanghley Martins estudante de Engenharia Elétrica e da Computação na Duke University e almeja desenvolver soluções para a área médica e de energia, fundando uma empresa de renome nas referidas áreas e Yan Kaled, que faz mestrado em Engenharia na Universidade de Harvard e busca desenvolver novas tecnologias, com base em realidade aumentada/virtual e inteligência artificial, para revolucionar o acesso e a interatividade na educação.
A comunidade é composta por 790 bolsistas, vindos de todos os anos do programa (1991-2022). Dentro dessa rede de alto nível, há uma troca constante de conhecimento e networking. E além do acesso à comunidade, os bolsistas também podem participar de mentorias com experts e eventos de conexão e desenvolvimento promovidos para a rede da Fundação Estudar.
Para quem?
O programa é voltado para jovens que acreditam ter o poder de transformar o Brasil, com postura de execução, sonhos grandes e que querem deixar legados e estão buscando conhecimento de ponta.
Processo Seletivo
Para ser aprovado no processo de seleção, que na edição de 2022 recebeu mais de 33 mil inscrições, é essencial se identificar com os valores da organização e ter a ambição de deixar um legado positivo para o Brasil.
As premissas durante a seleção levam em conta as realizações e conquistas do candidato até então, considerando sua trajetória e origem e quais foram as condições encontradas no processo. Esse é o maior indicativo da contribuição que o bolsista poderá trazer para o país com o apoio da Fundação Estudar.
O processo de seleção é composto por 4 etapas: A inscrição, em que, o candidato deverá preencher de testes de perfil e de lógica, trajetória e envio de um vídeo; Uma entrevista individual, com avaliador(a) para conhecer a trajetória e resultados dos candidatos; Painel com Ex-Bolsistas, entrevista de 4 ou mais candidatos no grupo para aprofundamento da trajetória e por fim, uma entrevista final, conduzida pelo Conselho da Fundação Estudar para aprofundamento da trajetória.
Gostou do programa e quer participar? Faça sua inscrição até dia 7 de abril de 2024.