
Criado em 2008, a partir de uma fusão entre as duas instituições financeiras que dão o seu nome, o Itaú Unibanco é o maior banco privado do Brasil, e também uma das marcas mais valiosas. Com cerca de 5 mil agências, sua atuação se estende por outros 20 países.
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.
Para os jovens que querem trabalhar na instituição, há várias possibilidades de entrada, e processos seletivos que se estendem durante o ano todo. O banco possui programas de estágio, para quem faz graduação, trainee, para os recém-formados, além do Programa Jovem Aprendiz, destinado para alunos do Ensino Médio. E quem faz MBA no exterior tem a possibilidade de participar do processo seletivo do Itaú Unibanco que ocorre nos campus das universidades internacionais.
O Na Prática conversou com profissionais de recrutamento do banco e jovens trainees, que explicaram como funciona cada seleção e compartilharam dicas e conselhos para se destacar.
Leia também: Guia completo para você conseguir a vaga desejada
Mudanças no processo seletivo para maior inclusão
Para o processo de recrutamento tornar-se cada vez mais democrático, exigências de currículo têm sido simplificadas. O idioma Inglês, por exemplo, é exigido apenas para vagas que realmente necessitam desse conhecimento.
Na primeira fase, são avaliados apenas os aspectos profissionais dos candidatos: os avaliadores não têm acesso a nenhum dado pessoal do inscrito, apenas a seus conhecimentos e experiências. Todos os executivos do banco passam por um treinamento de vieses inconscientes para que o processo seletivo tenha foco nas habilidades e potencialidades do candidato
Levando em conta a necessidade de diversidade e inclusão no processo seletivo, o Itaú mantém uma série de parceiros focados em pessoas com deficiência e diversidade racial e realizará preparação para candidatos negros etapa a etapa. No ano passado, por exemplo, foram realizados workshops sobre processos seletivos e mentoria para os candidatos negros.
“O Itaú aprimora constantemente seus processos seletivos para buscar a igualdade de oportunidades, com pessoas que se identifiquem com o trabalho centrado na experiência do cliente, com nossos valores, com nossa cultura. Dentro desse espírito e de valores alinhados a simplicidade, liderança, ética e comprometimento, contaremos certamente com a participação de grandes talentos nesta edição do programa para compor a futura liderança do banco”, afirma Sérgio Fajerman, membro do Comitê Executivo do Itaú Unibanco responsável pela área de Pessoas.
O passo a passo para chegar lá
O processo seletivo consiste em cinco etapas: inscrição; testes online; resolução de um business case online; dinâmica em grupo; e entrevista final com os executivos. Também haverá lives e webinars com trainees e líderes do banco para explicar sobre negócios do banco de varejo e do banco de atacado.
O evento de abertura será no dia 17/08, a partir de 19h00, e os candidatos receberão as coordenadas para acompanharem pelo aplicativo Trainee Feito Com Você.
Fui aprovado. E agora?
O Programa Trainee Itaú Unibanco 2022 tem a missão de desenvolver e acelerar a carreira dos talentos participantes, formando os futuros líderes da organização. Os trainees têm oportunidade de participar de um programa personalizado, em que vivenciam práticas profissionais desafiadoras, com treinamentos técnicos e comportamentais exclusivos. Recebem ainda uma mentoria individual com acompanhamento próximo da alta liderança do banco, além de networking e da oportunidade de trocar experiências com executivos da organização. Também serão oferecidos cursos para aqueles que ainda não dominam o idioma Inglês.
Pré-requisitos:
- São elegíveis graduados em qualquer curso de longa duração – 4 anos ou mais – nas áreas de Exatas, Humanas ou Biológicas, a partir de dezembro de 2019 e universitários com previsão de formação até julho de 2023.
- Disponibilidade para trabalhar 8 horas por dia;
- Inglês: a partir de avançado para Negócios Atacado. Não é exigido para Negócios Varejo.
O que o Itaú quer que você saiba
Quantos funcionários há hoje no país? Em quantas cidades?
Itaú:
Hoje o time do Itaú conta com 96.326 colaboradores no Brasil e no exterior.
Qual a frequência de cada processo seletivo do Itaú?
Itaú:
Os processos para estágio corporativo são semanais, com inscrições abertas durante o ano todo.
Já o trainee acontece 1 vez por ano, sendo que as inscrições são abertas em meados de agosto.
O estágio de férias nacional acontece uma vez a cada semestre, com inscrições sempre entre abril para entradas em julho e setembro para entradas em janeiro e fevereiro.
O estágio de férias internacional ocorre uma vez ao ano e as inscrições são abertas, aproximadamente, em setembro.
Para vagas efetivas não há periodicidade.
O que buscam em um jovem candidato?
Itaú: Buscamos proatividade, vontade de pertencer, alinhamento com a cultura do banco, pensamento inovador e provocações construtivas.
O que não buscam em um jovem candidato?
Itaú: Atitudes que não estejam de acordo com a nossa cultura.
Qual é o perfil de quem trabalha na empresa?
Itaú: Nossos clientes são diversos, portanto nossos colaboradores também precisam ser. Somos um conglomerado com mais de 90 mil profissionais e temos áreas com necessidades e perfis bastante distintos. Por isso, o mais importante é o alinhamento à nossa cultura, o pensamento inovador e a disposição para aprender.
O que gostariam que todos soubessem sobre a empresa?
Itaú: É muito legal perceber que o candidato se preocupou em saber um pouco mais sobre o Itaú em uma entrevista, que ele entende quais são os desafios gerais que o setor bancário vivência, conhece sobre a nossa cultura e o nosso propósito. São atitudes pequenas que fazem bastante diferença em um processo seletivo.
A cultura digital está transformando o mundo e com o Itaú não é diferente. Os desafios com que nos deparamos todos os dias são enormes e precisamos dos melhores talentos para construir um banco do futuro.
As oportunidades estão nas mais variadas áreas, do marketing que faz a gestão de uma das marcas mais valiosas do Brasil, à tecnologia que passou a ser core do banco e está reinventando o nosso negócio, passando pelo jurídico que, se fosse um escritório, seria o maior do Brasil.
O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: