
Redação, do Na Prática
Publicado em 3 de maio de 2018 às 10:05h.
As mulheres compõem menos de 20% dos setores de criação das agências. Mais um dado alarmante sobre a presença feminina no mercado de trabalho. No entanto, este incentivou a reação de um grupo de profissionais da área e a concepção do More Grls – portal sem fins lucrativos que tem objetivo de se tornar o “maior mapa de talentos femininos nas áreas de publicidade, design e conteúdo”.
“A indústria da comunicação sempre contribuiu para a cultura machista”, declara o portal. O More Grls aponta os comerciais de cerveja e de margarina como exemplo de deturpação do papel feminino na sociedade. “Não à toa, a maioria das mulheres não se sente representada na propaganda, apesar de formar 85% do poder de compra”.
Para mudar este cenário, o More Grls (abreviação de “More Girls”, em português “Mais Meninas”) permite o cadastro de usuárias aptas a exercerem funções de criação nas agências, que compõem um catálogo de profissionais. Não só reúne as mulheres que têm interesses comuns, como inverte o jogo: deixa os perfis disponíveis para que as empresas iniciem o contato, e não o contrário.
Entre os apoiadores, a iniciativa possui figuras de peso como diretores da Apple e Intel Brasil, Philips, e das agências Ogilvy e Young & Rubicam.
Além de fazer a ponte entre os dois lados, o site dispõe conteúdo próprio direcionado à conscientização sobre a questão das mulheres no mundo do trabalho.
Todas as mulheres que atuem como redatoras, diretoras de arte, visual designers, motion designers, ux designers, designers de produto, designers gráfica e ilustradoras podem se cadastrar no More Grls.
Para entrar no catálogo de “criativas” – como o site chama as profissionais – basta preencher uma espécie de currículo online. São exigidas informações como dados pessoais básicos, habilidades e portfólio.
Do lado dos recrutadores também é simples, na página das “criativas” podem encontrar todas as usuárias, ou filtrar por área de atuação, habilidades, nível de experiência e localidade.
A tarefa de aumentar a representatividade das mulheres no mercado é complexa e exige esforços de todos os lados. Por isso, o More Grls faz recomendações que podem acelerar este processo – pelo menos dentro das agências.
Para as agências:
“Assuma o compromisso de ter 50% de mulheres na criação até 2020.”
Para os clientes:
“Investigue a sua agência e exija que a meta de 50% de criativas até 2020 seja cumprida.”
Para os recrutadores:
“Tenha sempre o mesmo número de criativos e criativas em processos seletivos.”