O Na Prática foi visitar a sede da Cervejaria Ambev, em São Paulo. Em um tour guiado pelo especialista em Recrutamento e Seleção Rodrigo Bianchini, conhecemos um pouco do local, do dia a dia e desafios de duas áreas: Logística e Gente & Gestão.
Embora as skills mais necessárias entre os setores variem, Rodrigo, que está na Ambev há quatro anos e meio e é responsável por todos os processos corporativos de recrutamento e seleção no país – desde a estratégia envolvida, às campanhas, ao processo seletivo e integração dos novos funcionários – destaca que algumas características são uma constante em todos os profissionais da companhia: vontade de colocar a mão na massa, alcançar resultados e liderar projetos.
Por dentro da Cervejaria Ambev – profissionais, desafios e rotinas de duas áreas
Área de Gente & Gestão
Há um ano e três meses, Camila Lembo atua como estagiária de Gente & Gestão Supply – mais recentemente, na cervejaria em Guarulhos. Entre suas principais funções estão garantir que os profissionais cheguem, que saibam seus papéis, para quem devem se reportar e ajudá-los a ter um conhecimento holístico de toda empresa.
Formada em Engenharia Química, conta que as principais habilidades necessárias em sua área são capacidade de impacto e influência, gestão de rotina e agenda, já que devem lidar com muitos prazos e imprevistos. Formando-se em Engenharia Química, hoje toca um projeto de capacitação de líderes. “Não ficamos ‘linkados’ com a graduação”, relata.
Na Cervejaria Ambev, os principais desafios são desenvolver pessoas por mais diverso que seja o quadro, melhorar a experiência dos funcionários e implantar a tecnologia para eficientização do dia a dia.
Leia também: O que jovens precisam fazer para se destacar, segundo o VP de Gente e Gestão da Ambev
Área de Logística
Na companhia, a área Logística se divide em três, explica o estagiário Vinicius Genosa: Cervejaria/Centro de Distribuição, Centro de Distribuição/Pontos de Venda e Planejamento Logístico, setor em que atua e que cuida de organizar, planejar e projetar a logística.
Além de exigir grande capacidade analítica e resiliência, a necessidade de se expor diariamente ajuda-o a se desenvolver nesse quesito – e sair da área de conforto. “Tenho diversas reuniões com o global e tenho que puxar lideranças, mostrar o que estamos fazendo e os resultados”, relata.
Para quem está na Logística da Cervejaria Ambev, questões diárias que enfrentam são ligadas ao controle de estoque – como nunca faltar ou vencer produtos – e nível de serviço, algo que tem foco em conquistar cada vez mais clientes.