Um portfólio pode ser importante para profissionais de diferentes setores. Entender o que ele é exatamente e como usá-lo é fundamental.
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.
Por isso, o Na Prática explica neste texto tudo o que você precisa saber sobre o assunto.
Você vai ler:
- O que é portfólio
- Por que o portfólio é importante
- Como planejar um portfólio
- Plataformas para publicar portfólio
Fique por dentro das melhores vagas e dicas de carreira com a nossa Newsletter. Assine!
Afinal, o que é um portfólio?
Primeiramente, é preciso dizer que um portfólio não é um currículo.
Ao contrário, o portfólio é mais como a prova concreta da habilidade de um profissional.
Funciona assim:
Você realiza um projeto na sua área, cria uma apresentação deste trabalho e o publica em alguma plataforma.
De modo geral, esse é o seu portfólio: uma apresentação de um projeto seu.
Antigamente, essas apresentações eram dispostas em pastas físicas e as pessoas as levavam até possíveis interessados. Hoje, porém, tudo fica público em algum site na internet: os interessados procuram e te encontram.
Acesse também: 20 modelos de currículo para baixar, preencher e se destacar no mercado
Por que o portfólio é importante?
Profissionais de diversas áreas podem montar um portfólio. Ainda assim, é comum que profissionais criativos percebam com mais facilidade seus benefícios.
Imagine, por exemplo, um designer.
É muito importante que este profissional tenha um modo de provar que sabe fazer o seu trabalho.
Em outro ponto, é importante também que ele demonstre suas afinidades, seu estilo e as técnicas que usa.
Ou seja: uma empresa só poderá contratar um designer se entender que ele faz bem seu trabalho e através de um bom portfólio.
Nesse sentido, o mesmo também vale para produtores de vídeo, redatores, artistas, ilustradores, podcasters e outros.
Resultados no portfólio
Além disso, um portfólio pode ser importante para mostrar resultados. Assim, é possível que o profissional crie uma apresentação em que mostre ao empregador que pode alcançar objetivos em uma determinada área ou função.
Portanto, portfólios podem evidenciar habilidades técnicas e até comportamentais dos profissinais.
Saiba mais sobre esse assunto em: O que são soft skills e como desenvolvê-las para crescer na carreira
Como preparar seu portfólio
Na internet, existem diferentes sites e plataformas para se fazer um portfólio. Você pode montar uma apresentação, listar seus trabalhos mais importantes e descrever os seus melhores resultados.
No entanto, um passo anterior ainda é necessário: organizar o seu trabalho. Para isso, os seguintes passos são importantes:
#1. Listar
Primeiro, abra um documento ou pegue um papel e caneta para escrever. Depois, comece a pensar em tudo que fez até então que tenha valor e que demonstre as suas habilidades.
Nesta etapa, não se preocupe quanto ao objetivo final nem com os trabalhos que pretende conseguir. Apenas tente fazer um grande inventário de tudo que é mais importante na sua carreira.
#2. Organizar
Com a lista pronta, é hora de começar a organizar o seu portfólio com base nos seus objetivos. Agora, o importante é pensar como cada um dos seus trabalhos ou resultados mais valiosos podem te ajudar a conseguir emprego.
Para isso, separe os seus trabalhos em listas diferentes. Pense cada uma das listas como sendo um tipo de trabalho diferente ou uma área de diferente na qual você pode se destacar.
Por exemplo, se você é um redator e possui textos com um estilo mais publicitário, pode querer agrupar esses conteúdos uma lista de trabalhos voltados para o marketing.
Ou, se você é um produtor de vídeo e já fez vídeos para casamentos e festas infantis, pode querer agrupar esses trabalhos em uma lista voltada para coberturas de eventos.
De modo geral, utilize o bom senso e tente se fazer a seguinte pergunta: este projeto que realizei me ajudaria a conseguir que tipo de trabalho?
#3. Planejar
Na fase de planejamento, você precisar fazer uma pesquisa para entender onde seus possíveis clientes estão e onde eles vão procurar por trabalhos como o seu. Assim, o mais importante é relacionar os tipos de trabalho que você faz com os tipos de clientes que quer ter.
Ou seja: é partir de agora que você vai começar a pensar em quais plataformas vale mais a pena publicar o seu trabalho.
A seguir, mostramos algumas dessas plataformas.
Leia antes: Aplicativos de organização: conheça 5 para otimizar melhor o seu tempo
Plataformas para publicar portfólio
Finalmente, chega a hora de você publicar o seu portfólio. Mas, para isso, é preciso entender qual plataforma combina mais com o seu trabalho.
Confira as plataformas que separamos e descubra qual te interessa mais:
#1. Behance
O Behance é uma plataforma de portfólio perfeita para designers e artistas visuais de todos os tipos. Nela, é possível compartilhar peças inteiras de projetos.
Ao utilizar o site, também é possível seguir conteúdo de outras pessoas, formando redes, e ver o desempenho do seu trabalho a partir do número de visualizações.
#2. Wix
O Wix possui opções gratuitos para profissionais de diversos setores montarem portfólios. Serve para divulgar trabalhos e também para ser um canal de serviços. Assim, é possível incluir contatos e outras informações úteis por lá.
Você pode publicar imagens, textos, cases e diversos tipos de conteúdos. Há opções gratuitas e pagas do site.
#3. Contently
Outra opção bacana, dessa vez para produtores de conteúdo, é o Contently. Com essa plataforma, é muito simples montar um portfólio de textos e outras produções escritas.
Como os conteúdos precisam ser linkados, pode servir também para profissionais que tenham seus trabalhos publicados em alguma página online ou disponível na nuvem via Google Drive. O site é gratuito e simples de usar.
#4. Adobe Portfólio
Outra opção ótima para profissionais com trabalhos mais visuais é o Adobe Portfolio. Nele, é possível publicar trabalhos de fotografia, design, artes visuais e outros, com templates e páginas gratuitas.
Vale dar uma olhada nos exemplos disponíveis no site para se inspirar na hora de divulgar o próprio trabalho.
#5. Carbonmade
Mais uma opção interessante para profissionais criativos é o Carbonmade. Nele, é posssível publicar e expor trabalhos de profissionais como animadores, arquitetos, designers, copywriters, pintores, artistas 3D, profissionais UX, fotógrafos e muitos outros.
#6. Medium
Já para escritores, redatores, jornalistas e outros profissionais de escrita, uma ótima opção é o Medium. Na plataforma, na qual redatores no exterior podem até monetizar seus conteúdos, é possível subir artigos e criar publicações temáticas. Serve tanto como portfólio como fonte de criação de conteúdo livre. Pessoas notáveis como o ex-presidente Barack Obama regularmente publicam artigos na plataforma.