Este jogo coloca você no comando de uma startup do Vale do Silício

Capa da matéria Este jogo coloca você no comando de uma startup do Vale do Silício

Redação, do Na Prática

Publicado em 17 de fevereiro de 2017 às 11:25h.

Um simulador de negócios distópico. É assim que o designer e engenheiro de software Francis Tseng descreve seu projeto, “The Founder”, um jogo online em que o protagonista é o fundador de uma startup nos EUA e precisa superar diversos desafios administrativos, éticos e tecnológicos para continuar lucrando.

A brincadeira começa num apartamento qualquer em 2001, logo após a bolha da Internet estourar, e termina em 2016, quando o jogo foi lançado. Logo de cara, é preciso escolher um cofundador, onde a empresa vai abrir seu escritório, e montar uma equipe talentosa, mesmo sem muito dinheiro. 

O usuário pode escolher que tipo de tecnologia vai desenvolver, cria e lança produtos e depois ganha opções de expansão para competir com outras startups e gigantes da indústria.

localizacao the founder
Você vai querer começar sua startup no Vale do Silício mesmo, ou em Boston ou Nova York? [TheFounder]

A distopia está presente nas escolhas que o usuário precisa fazer na busca pelo lucro a qualquer custo. Como é uma versão do Vale do Silício em que só o crescimento importa, as opções vão se tornando cada vez mais sombrias.

“O principal ponto do jogo é que você não pode crescer para sempre”, explicou Tseng, um engenheiro de software que trabalha com inteligência artificial, em uma entrevista. “Conforme você busca o crescimento da empresa no jogo, começa a ver os efeitos que isso tem no mundo – a desestabilização de outros países, exploração de populações, etc. – e espero que isso faça com que as pessoas reflitam.”

Mesmo sem a alfinetada (Tseng já trabalhou em startups e não gostou da experiência), “The Founder” é um jeito divertido de entender um pouco das pressões e possibilidades que empreendedores têm na indústria tecnológica.

O jogo é gratuito, em inglês e pode ser jogado de qualquer país.

Leia também: Por que Barack Obama quer trabalhar no Vale do Silício?

Leia também

Faça parte da nossa comunidade de protagonistas