Vitor Soares
Publicado em 13 de setembro de 2024 às 16:00h.
A Turim, criada em 2001, abriu, em parceria com a Fundação Estudar, as inscrições para a sétima edição do Prêmio Turim. Voltada a estudantes de graduação de todas as áreas, a competição busca identificar talentos promissores para o setor de Gestão de Patrimônio e Investimentos.
Além da oportunidade de aprender sobre o mercado de investimentos diretamente com a equipe da Turim, os participantes terão a chance de expandir suas redes de contato e se conectar com sócios e profissionais da área.
Essa é uma oportunidade única para mergulhar no setor de forma prática e inspiradora.
As inscrições vão até o dia 29 de Agosto e podem ser feitas através da página oficial do Prêmio.
A competição acontece a partir do seguinte cronograma:
Fim das Inscrições | 26 de setembro às 23:59h |
Divulgação do case | 27 de Setembro |
Prazo para Resolução do Desafio | 3 de Novembro |
Convocação dos Finalistas | 12 de Novembro |
Apresentação para Banca da Turim | 4 de Dezembro |
Na fase final, os participantes terão até 15 minutos para apresentar seus trabalhos, seguidos de 10 minutos para responder perguntas. As apresentações ocorrerão no escritório da Turim (RJ ou SP), com todas as despesas de deslocamento cobertas para os finalistas. É importante destacar que o trabalho final não poderá ser modificado após a entrega para análise.
Os participantes que se destacarem terão acesso a prêmios financeiros e experiências exclusivas oferecidas pela Turim:
1º Lugar
2º Lugar
3º Lugar
*Caso o vencedor for uma dupla, o prêmio financeiro será dividido.
Desde a primeira edição, em 2018, os cases abordam temas atuais e desafiadores. Por exemplo, no desafio inaugural, os participantes foram convidados a construir um índice de preços que melhor representasse o aumento do custo de vida de uma família UHNW, comparando sua evolução com o IPCA ao longo dos últimos 10 anos. Por último, os jovens deveriam pensar como essa questão deveria ser levada em consideração na gestão do patrimônio destas famílias.
Já em 2020, no terceiro ano do prêmio, os participantes tiveram que escolher entre três setores – proteína alternativa ou vegetal, fintechs e deliveries – para elaborar um case de investimento acerca de uma empresa pública ou privada.
No ano de 2021, o tema foi uma análise de investimentos sobre a cadeia de valor dos carros elétricos. Foi solicitado aos estudantes que escolhessem e analisassem uma empresa ligada a alguma etapa do processo produtivo de um carro elétrico, fosse essa uma montadora, uma fabricante de baterias ou uma mineradora. A apresentação necessariamente devia contar com uma análise ESG, sendo assim, trazendo para a prática o debate de sustentabilidade nas companhias.
A integrante da dupla vencedora da edição de 2021, Gabriela Lahtermaher, afirma: “[A experiência] Foi incrível! Achei muito agregadora a viagem como um todo e o roteiro muito bem balanceado. Queria agradecer pela oportunidade e parabenizar o trabalho com o prêmio!”