Mara Mourão ainda se surpreende ao pensar na resposta obtida por seu documentário Quem se Importa?, que apresenta iniciativas de empreendedorismo social pelo mundo. De salas de aula em Harvard à Nova Zelândia, foi visto por (pelo menos) centenas de milhares de pessoas e inspirou boa parte a descobrir mais sobre a área.
“Muita gente começou seu projeto social depois de ver o filme”, disse Mara em um Bate-Papo com o Na Prática. “Para mim, isso é o mais importante.”
De volta ao Brasil, o documentário se desdobrou em um movimento homônimo de educação. E em junho de 2015, rendeu mais um fruto: o Sementes de Transformação, feito em parceria com a Rede Atados de voluntariado. O programa foi lançado oficialmente em 16 de fevereiro, em São Paulo, e quer estimular jovens com mais de 14 anos a se engajarem com empreendedorismo social e o terceiro setor – as “sementes” do título. Quem quiser, pode se disponibilizar como voluntário das atividades do projeto através do site oficial.
Conheça o Imersão Impacto Social, programa de decisão e preparação de carreira do Na Prática
Entre as opções já disponíveis para as escolas interessadas estão oficinas de dois dias e encontros semanais, com mais por vir. O último, inclusive, visa concluir os meses de trabalho com a elaboração de um projeto com potencial para ser incubado pela próprio Atados, que hoje conta com o envolvimento de mais de 40 mil pessoas.
Além de oferecer acampamentos intensivos sobre o assunto para estudantes do Ensino Médio (o primeiro aconteceu em junho passado e contou com 70 participantes), o programa quer atuar em escolas, formar mentores e, por fim, tornar-se política pública e parte do currículo educacional brasileiro.