De nada adianta uma empresa ter o presidente mais visionário ou a fábrica mais eficiente se ela não tem uma boa estratégia para vender seus produtos. Quem cuida disso nas companhias são as áreas de marketing e de vendas. Sabe quando um comercial de cheeseburger com batata frita deixa você com água na boca? Ou quando você vai passear no shopping e compra por impulso um relógio na promoção? Esse é o resultado de estratégias criadas pelos profissionais de marketing e vendas. Isso parece simples, mas estas são funções bastante complexas, que envolvem conhecimento de mercado e uma boa dose de ousadia.
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Por muito tempo, o papel de uma empresa era fabricar e vender. Mas, no início do século passado, quando uma infinidade de companhias surgiu no mercado, descobriu-se que se saía melhor quem dava mais atenção ao consumidor. Depois, foi possível perceber que clientes satisfeitos falavam bem da empresa para os amigos, e eles também se tornavam futuros compradores. Essa influência também acontecia com os clientes insatisfeitos, mas de modo inverso: eles falavam mal do produto para os amigos, que perdiam o interesse na compra. Mas como identificar e satisfazer as necessidades dos consumidores? A ciência conhecida como marketing, que está cada vez mais associada à área de vendas, surgiu exatamente para responder a esta pergunta.
O que fazem as equipes de marketing e vendas
São os profissionais de marketing e vendas que cuidam do relacionamento entre cliente e empresa em todos os momentos. Em uma empresa fabricante de tênis de corrida, por exemplo, ele pensaria a estratégia de cada uma das etapas, da criação à divulgação e venda de um novo produto. Funciona assim:
1. Criação
O gosto dos consumidores muda o tempo todo – por isso, a equipe de marketing deve estar em contato constante com eles para perceber esses sinais e reportar à empresa. Para criar um novo produto, cabe ao profissional acompanhar o que é tendência de consumo dentro e fora do país, como cores da moda ou novas tecnologias de amortecimento. Assim, ele pode ajudar a equipe técnica na hora de criar novos modelos, que devem estar alinhados ao gosto dos clientes – mas sem perder a identidade da marca.
2. Divulgação
Com o produto pronto, chega a hora de cuidar da divulgação. É o profissional de marketing que senta com a agência de publicidade para pensar nas campanhas publicitárias. Ele também mune de informações os vendedores das lojas para ajudar nas vendas. No Brasil, a divulgação é especialmente desafiadora porque somos um país com diversas culturas. Isso também deve ser levado em consideração pelos profissionais da área.
3. Vendas
Se a comercialização do produto está atingindo as metas, são as equipes de marketing e de vendas que fazem a ponte com o restante da empresa para sugerir a manutenção da estratégia. Caso algo esteja errado, também são esses profissionais que podem sugerir uma alteração drástica no modo como o produto é apresentado ao consumidor, inclusive sua visibilidade nos pontos de venda.
4. Pós-venda
O time também é responsável pela estratégia de atendimento pós-venda, como entender e indicar os melhores canais para que os consumidores possam tirar dúvidas, trocar produtos ou sugerir melhorias. É o chamado marketing de experiência, tendência na última década. Entre as ferramentas para manter contato com os consumidores, no caso de uma fabricante de tênis de corrida, está a promoção de eventos, provas de atletismo, e a criação de conteúdo específico – como um guia com dicas de saúde para quem pratica esportes. Ultimamente, as redes sociais têm ajudado bastante as empresas a se aproximar dos clientes de um modo até então nunca visto.
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Esta reportagem faz parte da seção Explore, que reúne uma série de conteúdos exclusivos sobre carreira em negócios. Nela, explicamos como funciona, como é na prática e como entrar em diversas indústrias e funções. Nosso objetivo é te dar algumas coordenadas para você ter uma ideia mais real do que vai encontrar no dia a dia de trabalho em diferentes setores e áreas de atuação.