O mercado financeiro existe para conectar as pessoas que têm dinheiro com as pessoas que precisam de dinheiro. Parece simples, mas a necessidade das pessoas e empresas por esse serviço deu origem a uma indústria gigantesca. Quem faz o trabalho de intermediário são os bancos, e os responsáveis por cuidar da saúde do sistema financeiro são instituições públicas – no Brasil, o Ministério da Fazenda e o Banco Central no Brasil.
Você sonha em trabalhar no mercado financeiro e quer saber mais sobre essa carreira? Não tem certeza se a área é para você, e gostaria de entender melhor o perfil profissional? Preparamos um Especial com todas essas informações, para te ajudar a tomar a melhor decisão profissional!
Descubra mitos e verdades sobre o mercado financeiro
É inegável que ao pensar em mercado financeiro a imagem que vem a cabeça de muitas pessoas é a do antigo pregão da bolsa de valores onde os operadores gritavam o mais alto possível para cumprirem o máximo de ordens nos melhores preços, ou de cenas de exageros como no recente filme O Lobo de Wall Street.
A realidade dessa indústria, atualmente, está bem distante desses estereótipos. A maioria das operações de uma bolsa, por exemplo, são feitas de forma eletrônica e sem gritaria. Ao mesmo tempo, depois das recentes crises globais, ética e disciplina nunca foram tão valorizadas.
A verdade é que o mercado financeiro existe para conectar quem têm dinheiro com quem precisa de dinheiro. É uma lógica simples, mas a necessidade das pessoas e empresas por esse serviço deu origem a uma indústria gigantesca. Para fazer essa engrenagem girar, são diversas instituições e pessoas trabalhando intensamente em virtualmente todos os países do mundo.
No Especial Mercado Financeiro #1, você vai encontrar informações sobre como as empresas do setor funcionam, quais são as possibilidades de carreira e o que é necessário para se dar bem na área. Confira: