Hoje em dia, muitos órgãos públicos permitem que os cidadãos criem documentos digitais para agilizar procedimentos e facilitar o acesso das pessoas a serviços e direitos. Dentre essas opções está a a Carteira de Trabalho Digital ou a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) Digital.
Quer saber como acessar o documento e como utilizar no dia a a dia? Confira a seguir em mais um Guia Na Prática.
Você vai ler:
- O que é a carteira de trabalho digital e para que serve?
- Como acessar a carteira de trabalho digital
O que é a carteira de trabalho digital e para que serve?
A Carteira de Trabalho e Previdência Social é um documento que descreve a vida profissional de um trabalhador, compilando cargos ocupados, empresas por onde a pessoa passou e o tempo de experiência em cada função.
A carteira de trabalho digital ou física serve para que os cidadãos tenham a acesso a direitos trabalhistas, como o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), o Seguro Desemprego, a Licença-maternidade e outros.
Hoje em dia, nenhum empregador pode exigir mais que o trabalhador tenha uma carteira de trabalho física. Como regra, todos devem utilizar a carteira de trabalho digital.
Ainda assim, o trabalhador pode manter o seu documento de papel guardado como forma de provar experiências passadas.
Ninguém, em hipótese alguma, pode utilizar sua carteira de trabalho digital como forma de identificação legal. Para isso, a CTPS não serve e o indivíduo deverá utilizar seu RG, sua carteira de habilitação ou passaporte.
Leia também: CLT ou PJ? Entenda as diferenças e vantagens dos regimes
Como acessar a carteira de trabalho digital?
Online, é possível acessar a carteira de trabalho a partir do aplicativo oficial CTPS Digital, disponível para dispositivos Android e IOS.
Baixe aqui sua versão para Android
Baixe aqui sua versão para IOS
Após baixar o aplicativos, siga os seguintes passos:
1 – Assim que acessar, você verá uma tela de “Entrar” e deverá informar o seu CPF para criar ou acessar a conta.
2 – Depois, o aplicativo vai te pedir uma senha. Caso você não saiba, haverá um botão “Esqueci minha senha” em que o o aplicativo te permitirá redefini-la via e-mail.
3 – Pronto. Você terá acesso aos seus contratos de trabalho e a informações sobre seu abono salarial, seu seguro-desemprego e demais benefícios e direitos.
Caso ainda reste dúvidas, você pode acessar o guia passo-a-passo montado pelo governo federal. Clique aqui e acesse.
Leia também: Freelancer: quem é esse profissional e quais as áreas mais promissoras para atuar?