• Home
  • >
  • Ferramentas
  • >
  • Carteira de trabalho digital: como fazer, acessar e utilizar online

Carteira de trabalho digital: como fazer, acessar e utilizar online

Hoje em dia, muitos órgãos públicos permitem que os cidadãos criem documentos digitais para agilizar procedimentos e facilitar o acesso das pessoas a serviços e direitos. Dentre essas opções está a a Carteira de Trabalho Digital ou a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) Digital.

Quer saber como acessar o documento e como utilizar no dia a a dia? Confira a seguir em mais um Guia Na Prática.

Você vai ler:

  • O que é a carteira de trabalho digital e para que serve?
  • Como acessar a carteira de trabalho digital

O que é a carteira de trabalho digital e para que serve?

A Carteira de Trabalho e Previdência Social é um documento que descreve a vida profissional de um trabalhador, compilando cargos ocupados, empresas por onde a pessoa passou e o tempo de experiência em cada função.

A carteira de trabalho digital ou física serve para que os cidadãos tenham a acesso a direitos trabalhistas, como o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), o Seguro Desemprego, a Licença-maternidade e outros.

Hoje em dia, nenhum empregador pode exigir mais que o trabalhador tenha uma carteira de trabalho física. Como regra, todos devem utilizar a carteira de trabalho digital.

Ainda assim, o trabalhador pode manter o seu documento de papel guardado como forma de provar experiências passadas.

Ninguém, em hipótese alguma, pode utilizar sua carteira de trabalho digital como forma de identificação legal. Para isso, a CTPS não serve e o indivíduo deverá utilizar seu RG, sua carteira de habilitação ou passaporte.

Leia também: CLT ou PJ? Entenda as diferenças e vantagens dos regimes

Como acessar a carteira de trabalho digital?

Online, é possível acessar a carteira de trabalho a partir do aplicativo oficial CTPS Digital, disponível para dispositivos Android e IOS.

Baixe aqui sua versão para Android

Baixe aqui sua versão para IOS

Após baixar o aplicativos, siga os seguintes passos:

1 – Assim que acessar, você verá uma tela de “Entrar” e deverá informar o seu CPF para criar ou acessar a conta.

2 – Depois, o aplicativo vai te pedir uma senha. Caso você não saiba, haverá um botão “Esqueci minha senha” em que o o aplicativo te permitirá redefini-la via e-mail.

3 – Pronto. Você terá acesso aos seus contratos de trabalho e a informações sobre seu abono salarial, seu seguro-desemprego e demais benefícios e direitos.

Caso ainda reste dúvidas, você pode acessar o guia passo-a-passo montado pelo governo federal. Clique aqui e acesse.

Leia também: Freelancer: quem é esse profissional e quais as áreas mais promissoras para atuar?

 

 

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo:

MAIS DO AUTOR

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!