Últimos dias de inscrições para programa de estágio da Alpargatas

Capa da matéria Últimos dias de inscrições para programa de estágio da Alpargatas

Vitor Soares

Publicado em 15 de setembro de 2022 às 11:56h.

A Alpargatas, empresa do ramo de calçados dona da marca Havaianas, está com inscrições abertas para o seu programa de estágio. Os interessados têm até o próximo dia 18 de setembro para se candidatar.

Nesta edição, podem participar estudantes de todos os cursos de graduação com formação prevista entre Dezembro de 2023 e Dezembro de 2024. 

Ao todo, são cerca de 40 vagas entre que podem ser distribuídas para alocações na sede ou na fábrica da empresa por um período de 1 a 2 anos de contrato.

Se aprovado no processo seletivo, o candidato precisa, obrigatoriamente, ter disponibilidade para trabalhar na cidade das vagas.

Inscreva-se agora no processo seletivo

O processo de seleção

Inscrições + Teste online – até 18/09

Entrada para estágio – Janeiro de 2023

Para quem vai atuar na sede:

Dinâmica de grupo – entre 28/09 e 05/10

ALPA Experience/Encontro presencial – 05/11

Para quem vai atuar na fábrica:

Dinâmica de grupo – de 06/10 a 07/10

ALPA Experience/Encontro presencial – Data a definir

Inscreva-se aqui

Entrevista com Diretora de Desenvolvimento da Alpargatas

Para ajudar a tirar dúvidas e para dar dicas ao participantes do processo seletivo de estágio da Alpargatas, o Na Prática entrevistou a Diretora de Desenvolvimento da empresa, Gislaine Lima.

Confira a seguir.

NaPrática: Muitos estudantes acabam desistindo de participar de processos seletivos quando não têm certeza se podem contribuir com a missão de uma empresa. Às vezes isso ocorre porque eles ainda, de fato, não tem certeza sobre o futuro. Essas pessoas que não tem tanta certeza sobre aonde querem chegar são bem-vindas no processo da Alpargatas? Por que? 

Gislaine: Todas as pessoas são bem- vindas! Em um momento da carreira onde você é jovem, com poucas experiências, as incertezas quanto ao futuro vêm, e isso é normal. O importante é ter autoconhecimento para identificar seus valores, seu possível propósito e ver se isso se conecta com as empresas nas quais você deseja trabalhar. É o que chamamos de “match cultural”. 

NaPrática: Qual a diferença fundamental entre as vagas ofertadas para atuar nas fábricas das para atuar na sede da Alpargatas? 


Gislaine: São escopos diferentes, mas de uma forma simples: na sede estão as áreas de negócio e corporativas, com a atuação voltada para as definições estratégicas e planejamento por trás do produto para a chegada ao consumidor final. Já nas fábricas, estão centralizados os processos voltados para a produção e suporte para que cheguemos aos nossos consumidores.

NaPrática: Como é o apoio da Alpa para que os estagiários continuem se desenvolvendo durante o programa? 


Gislaine: O Programa de Estágio na Alpa é formado por 4 grande etapas: Onboarding, em que os estagiários se conectam como grupo e têm um visão aprofundada sobre os processos e negócio; Trilha de Desenvolvimento, em que, ao longo do ano, temos treinamentos com temas voltados para autoconhecimento, negócio, relacionamento e ferramentas de projeto; Job Rotation, com foco no aprendizado on the job, para conhecer as rotinas, atuar junto aos times, entendendo e contribuindo para solucionar as dores e desafios das áreas; Conversas de Feedback, momento para termômetro sobre o desenvolvimento do estagiário; e o Alpathon, em que os estagiários desenvolvem ideias de projetos, por meio de ferramentas ágeis e em grupo, tendo contato com a liderança da Alpa.

NaPrática: O que um interessado ou uma interessada precisa ter em mente para ir bem no processo seletivo da Alpargatas? Quais as dicas fundamentais?

Gislaine: Autoconhecimento para identificar suas fortalezas e ampliá-las durante as etapas, e entender os seus pontos de desenvolvimento e treiná-los. Conhecer muito a empresa para entender o que consideramos importante em uma pessoa que pretende se tornar Time Alpa e ter recursos para demonstrar esses comportamentos quando avaliado. E uma última dica: seja sempre você mesmo, pois nada que não é natural é bem visto. 

Leia também

Faça parte da nossa comunidade de protagonistas