9 habilidades essenciais para quem quer trabalhar com marketing digital

Laptop aberto no Google Analytics - Profissional da área de marketing digital

Com quase dez anos de experiência num campo que muda constantemente, o indiano Anshul Khandelwal, chefe de marketing da startup UpGrad|, aprendeu algumas coisas sobre os fundamentos básicos de sua profissão.

Em um artigo para o LinkedIn Pulse, ele compartilha nove habilidades necessárias para quem quer se destacar na área.

Confira a tradução do Na Prática abaixo:

9 conselhos para quem é marketing digital

Marketing digital é uma mistura de criatividade, psicologia e dados em tempo real. Para acertar no marketing digital, você precisa de várias habilidades que ficam na intersecção de marketing, produtos, dados e tecnologia.

1. Entenda fundamentos de marketing

Essa é uma área que a maioria dos profissionais de marketing digital ignoram. Compreender os fundamentos de marketing significa entender a jornada de decisão do consumidor inteira. Entender como um cliente pensa e compra um produto.

Por exemplo, os estágios pelos quais um cliente passa enquanto compra um produto incluem conscientização, consideração e aquisição.

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Ao longo de cada um desses passos, o cliente passa por um processo de raciocínio complexo. É importante, como alguém de marketing, entender o cliente em cada etapa, que gostamos de chamar de funil.

2. Acerte nos canais de publicidade

O primeiro conjunto de canais são os canais de publicidade pagos. Há múltiplos canais de publicidade pagos ao longo do funil: Facebook, Google, Remarketing, E-mail, Display e muitas outras palavras famosas.

O segundo conjunto de canais são os canais orgânicos, que são os canais gratuitos. SEO, Conteúdo, Social, RP. Todos esses canais são canais que você precisa dominar para conseguir tráfego.

3. Entenda a estratégia do canal

Agora a próxima coisa é entender a estratégia do canal. Como alguém de marketing digital, você precisa saber que canais são caros mas ao mesmo tempo lhe darão mais resultados. Enquanto alguns canais não são caros mas te dão os resultados necessários, podem haver outros canais que cobram muito e, ao mesmo tempo, não tem um retorno sobre investimento.

Então esses são os pilares que você precisa entender para criar uma estratégia robusta de marketing digital. Se quiser ascender até chefe da área digital, essa é a habilidade mais importante.

4. Comunique-se

Comunicação é o fator X em sua jornada de marketing digital. Você precisa ser um comunicador incrível para ser um profissional incrível de marketing digital.

Vamos usar o exemplo da Nike. O que você vê nos anúncios quando sai de casa? Um grito de ‘Just Do It’. O que você vê na internet? Eles divulgam seu conteúdo. Divulgam fitness. Evangelizam o ato de correr. O que você vê quando visita uma loja da Nike? As solas mais confortáveis já criadas.

Vê as diferenças? No topo do funil, a Nike fala sobre ‘Just Do It’. No meio do funil, fala sobre corrida e fitness. Na ponta do funil, falam sobre o produto de verdade.

É assim que você precisa pensar como marketing digital: camadas diferentes de comunicação em níveis diferentes da jornada do consumidor.

5. Use dados

Dados são a arma mais importante em seu arsenal como marketing digital.

Primeiro, precisa entender onde estão seus dados. Seus dados moram em fontes múltiplas: no Google Analytics, no CRM, com a equipe de vendas. Há muitos lugares em que seus dados são distribuídos e apresentados. Como alguém de marketing, você precisa saber que tipo de dado está buscando.

Em segundo lugar, que dados está buscando? Você precisa saber o que quer acompanhar e os pontos que quer capturar.

Em terceiro, uma vez que tenha esses dados, a parte mais importante é escolher como analisá-los. Quais são os insights que ganha desses dados?

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6. Habilidades técnicas

Essa é uma área difícil para muitos do marketing. Para cada pequena coisa, precisa voltar e falar com as equipes de engenharia e tecnologia. Se precisar de uma landing page, por exemplo, precisa falar com o designer, com o desenvolvedor de front-end para fazer o HTML e com o engenheiro para preparar o sistema back-end da página.

Agora, se você depende de todos esses times, precisa de muito tempo para entregar um projeto. Por isso, é importante que se torne independente e aprenda as habilidades técnicas básicas como CSF, HTML WordPress, SQL, etc. Isso o ajudará ao longo de sua jornada de marketing digital.

7. Marketing de produtos

Quando você lê sobre marketing de produtos, provavelmente pensa que não tem a ver com marketing digital, certo? Mas pense direito, no que você está aplicando o marketing? Num produto.

Por isso é importante que você entenda a embalagem de um produto e a comunicação que o envolve.

Você precisa entender os quatro Ps de marketing, que são aspectos de produto [product features], preço, lugar [place] e promoção. Se, como marketing digital, você entender bem os produtos, vai realmente ajudar sua campanha a ter sucesso e ganhar dos concorrentes.

8. Gestão de projetos

De novo: você pode ter ouvido que gestão de projetos não é uma habilidade que você precisa como marketing digital. Já parou para pensar em quanto tempo precisa para interagir com colegas, fazer reuniões, concluir as coisas, fazer todos os aspectos operacionais quando apresenta ou executa uma campanha?

É importante que você entenda o básico de gestão de projetos, ajuste suas prioridades, saiba como usar seu tempo e interagir com as pessoas e aproveite ao máximo.

Como marketing, essa é outra ferramenta para guardar na sua caixa.

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9. Experimente e tenha paixão

Como marketing digital, você precisa ser realmente curioso. Você precisa de muitas experiências e ter muito paixão pelo assunto. O marketing digital muda tanto e tão rápido que você precisa garantir que está aprendendo tudo – e continuar aprendendo.

Por isso, precisa da paixão, precisa continuar aprendendo sobre novos canais conforme surgem. E você precisa experimentar um monte de coisas, continuar experimentando, continuar fazendo as coisas e continuar aprendendo com elas (mas com controle).

Artigo originalmente publicado no LinkedIn.

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